Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63266

Compartilhe esta página

Título: Contribuições da monitoria acadêmica para a formação docente do matemático: uma análise de projetos e relatórios de experiências.
Autor(es): MAIA, Jennifer de Freitas
Palavras-chave: Monitoria Acadêmica; Formação de Professores; Professor de Matemática
Data do documento: 24-Out-2024
Citação: MAIA, Jennifer de Freitas. Contribuições da monitoria acadêmica para a formação docente do matemático: uma análise de projetos e relatórios de experiências. 2025. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O presente trabalho se propôs a analisar as contribuições da monitoria acadêmica para a formação de professores de matemática, destacando os desafios e benefícios dessa prática. A pesquisa se deu por meio de uma abordagem descritiva, de natureza qualitativa, e se fundamentou na análise documental e bibliográfica. Foi norteada pela análise de cinco diferentes projetos e relatórios de monitoria da Educação Matemática do NFD da UFPE/CAA. Os dados coletados indicaram que as atividades de monitoria estão alinhadas com os objetivos do projeto, refletindo um comprometimento com a eficácia do ensino. Os depoimentos dos monitores destacaram a importância da clareza nas orientações recebidas e a disponibilidade dos professores orientadores, fatores que facilitaram a execução das atividades. Os resultados evidenciaram que a monitoria não só aprimora a prática pedagógica, mas também fortalece a identidade profissional dos futuros educadores. Para futuras pesquisas, sugere-se, a ampliação desse estudo, a criação de projetos de formação e qualificação dos monitores e a exploração tecnologias digitais na monitoria. Este estudo reafirma a importância da monitoria para a formação do professor de matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63266
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JENNIFER DE FREITAS MAIA.pdfContribuições da monitoria acadêmica para a formação docente do matemático: uma análise de relatórios de experiências653,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons