Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63266
Compartilhe esta página
Título: | Contribuições da monitoria acadêmica para a formação docente do matemático: uma análise de projetos e relatórios de experiências. |
Autor(es): | MAIA, Jennifer de Freitas |
Palavras-chave: | Monitoria Acadêmica; Formação de Professores; Professor de Matemática |
Data do documento: | 24-Out-2024 |
Citação: | MAIA, Jennifer de Freitas. Contribuições da monitoria acadêmica para a formação docente do matemático: uma análise de projetos e relatórios de experiências. 2025. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho se propôs a analisar as contribuições da monitoria acadêmica para a formação de professores de matemática, destacando os desafios e benefícios dessa prática. A pesquisa se deu por meio de uma abordagem descritiva, de natureza qualitativa, e se fundamentou na análise documental e bibliográfica. Foi norteada pela análise de cinco diferentes projetos e relatórios de monitoria da Educação Matemática do NFD da UFPE/CAA. Os dados coletados indicaram que as atividades de monitoria estão alinhadas com os objetivos do projeto, refletindo um comprometimento com a eficácia do ensino. Os depoimentos dos monitores destacaram a importância da clareza nas orientações recebidas e a disponibilidade dos professores orientadores, fatores que facilitaram a execução das atividades. Os resultados evidenciaram que a monitoria não só aprimora a prática pedagógica, mas também fortalece a identidade profissional dos futuros educadores. Para futuras pesquisas, sugere-se, a ampliação desse estudo, a criação de projetos de formação e qualificação dos monitores e a exploração tecnologias digitais na monitoria. Este estudo reafirma a importância da monitoria para a formação do professor de matemática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63266 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - JENNIFER DE FREITAS MAIA.pdf | Contribuições da monitoria acadêmica para a formação docente do matemático: uma análise de relatórios de experiências | 653,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons