Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63253

Compartilhe esta página

Título: Uso da modelagem nas aulas de matemática para a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista.
Autor(es): SILVA, Lucyla Brito da
Palavras-chave: Inclusão; Transtorno do Espectro Autista; Modelagem; Educação Inclusiva; Educação Matemática
Data do documento: 17-Abr-2025
Citação: SILVA,Lucyla Brito da. Uso da modelagem nas aulas de matemática para a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso- Licenciatura em Matemática- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2025.
Abstract: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo discutido recentemente, devido ao alto número de laudos apresentados em nosso país, com isso, as dificuldades são encontradas em âmbitos diversos, em especial em ambientes escolares, onde as propostas de ensino e metodologias não caminham de forma positiva com as necessidades que os alunos apresentam e necessitam desenvolver. Este trabalho apresenta uma sequência didática desenvolvida para o ensino da geometria espacial com objetivo de analisar a compreensão dos conceitos de geometria espacial em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental com estudantes típicos e um com Transtorno do Espectro Autista, utilizando material de baixo custo em uma turma de 9° ano, com 37 estudantes típicos e um estudante com TEA em uma escola da zona rural de um município do agreste pernambucano. Os resultados indicaram que no decorrer da sequência avanços os estudantes apresentaram nas reflexões e desenvolvimento nas resoluções de situações problemas relacionados a geometria espacial. A experiência garantiu a participação de todos os estudantes, além de contribuir para a inclusão do estudante com TEA.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63253
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Final - Lucyla (2).pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons