Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63253

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorSILVA, Lucyla Brito da-
dc.date.accessioned2025-05-15T11:18:35Z-
dc.date.available2025-05-15T11:18:35Z-
dc.date.issued2025-04-17-
dc.date.submitted2025-05-08-
dc.identifier.citationSILVA,Lucyla Brito da. Uso da modelagem nas aulas de matemática para a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso- Licenciatura em Matemática- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63253-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo discutido recentemente, devido ao alto número de laudos apresentados em nosso país, com isso, as dificuldades são encontradas em âmbitos diversos, em especial em ambientes escolares, onde as propostas de ensino e metodologias não caminham de forma positiva com as necessidades que os alunos apresentam e necessitam desenvolver. Este trabalho apresenta uma sequência didática desenvolvida para o ensino da geometria espacial com objetivo de analisar a compreensão dos conceitos de geometria espacial em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental com estudantes típicos e um com Transtorno do Espectro Autista, utilizando material de baixo custo em uma turma de 9° ano, com 37 estudantes típicos e um estudante com TEA em uma escola da zona rural de um município do agreste pernambucano. Os resultados indicaram que no decorrer da sequência avanços os estudantes apresentaram nas reflexões e desenvolvimento nas resoluções de situações problemas relacionados a geometria espacial. A experiência garantiu a participação de todos os estudantes, além de contribuir para a inclusão do estudante com TEA.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titleUso da modelagem nas aulas de matemática para a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4523095915336249pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxAutism Spectrum Disorder (ASD) has recently become a prominent topic of discussion due to the increasing number of diagnoses in Brazil. Consequently, challenges have emerged in various contexts, particularly in educational environments, where teaching strategies and methodologies often fail to meet the specific needs of students. This study presents a didactic sequence designed for teaching spatial geometry, aiming to analyze the understanding of spatial geometry concepts among a 9th-grade elementary school class, composed of typically developing students and one student with ASD. The sequence utilized low-cost materials and was applied in a rural school in a municipality located in the agreste region of Pernambuco. The class consisted of 37 typically developing students and one student with ASD. The results indicated that, throughout the sequence, students showed progress in their reasoning and in solving problem situations related to spatial geometry. The experience fostered the participation of all students and contributed significantly to the inclusion of the student with ASD.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Final - Lucyla (2).pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons