Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63253
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão | - |
dc.contributor.author | SILVA, Lucyla Brito da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-15T11:18:35Z | - |
dc.date.available | 2025-05-15T11:18:35Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-17 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA,Lucyla Brito da. Uso da modelagem nas aulas de matemática para a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso- Licenciatura em Matemática- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63253 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem sendo discutido recentemente, devido ao alto número de laudos apresentados em nosso país, com isso, as dificuldades são encontradas em âmbitos diversos, em especial em ambientes escolares, onde as propostas de ensino e metodologias não caminham de forma positiva com as necessidades que os alunos apresentam e necessitam desenvolver. Este trabalho apresenta uma sequência didática desenvolvida para o ensino da geometria espacial com objetivo de analisar a compreensão dos conceitos de geometria espacial em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental com estudantes típicos e um com Transtorno do Espectro Autista, utilizando material de baixo custo em uma turma de 9° ano, com 37 estudantes típicos e um estudante com TEA em uma escola da zona rural de um município do agreste pernambucano. Os resultados indicaram que no decorrer da sequência avanços os estudantes apresentaram nas reflexões e desenvolvimento nas resoluções de situações problemas relacionados a geometria espacial. A experiência garantiu a participação de todos os estudantes, além de contribuir para a inclusão do estudante com TEA. | pt_BR |
dc.format.extent | 78p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject | Modelagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.title | Uso da modelagem nas aulas de matemática para a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/4523095915336249 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Autism Spectrum Disorder (ASD) has recently become a prominent topic of discussion due to the increasing number of diagnoses in Brazil. Consequently, challenges have emerged in various contexts, particularly in educational environments, where teaching strategies and methodologies often fail to meet the specific needs of students. This study presents a didactic sequence designed for teaching spatial geometry, aiming to analyze the understanding of spatial geometry concepts among a 9th-grade elementary school class, composed of typically developing students and one student with ASD. The sequence utilized low-cost materials and was applied in a rural school in a municipality located in the agreste region of Pernambuco. The class consisted of 37 typically developing students and one student with ASD. The results indicated that, throughout the sequence, students showed progress in their reasoning and in solving problem situations related to spatial geometry. The experience fostered the participation of all students and contributed significantly to the inclusion of the student with ASD. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Final - Lucyla (2).pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons