Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63185

Share on

Title: A voz que ensina : concepções e trajetórias dos professores de canto popular de Campina Grande (PB)
Authors: PONTES, Wellyddna Paula Santos
Keywords: Canto popular; Ensino de canto; Escola livre de música; Trajetórias profissionais
Issue Date: 2-Jan-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: PONTES, Wellyddna Paula Santos. A voz que ensina: concepções e trajetórias dos professores de canto popular de Campina Grande (PB). 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O ensino de canto popular é uma área ainda em desenvolvimento em pesquisas e metodologias o que provoca o questionamento de como os professores encaram a sua prática. O presente trabalho buscou compreender as percepções dos professores de escolas livres de música da cidade de Campina Grande (PB) sobre sua própria prática. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu entrevistas semiestruturadas com oito professores. Para responder aos objetivos da pesquisa foram analisadas as trajetórias profissionais e as concepções sobre o canto popular dos professores entrevistados. Como conceitos norteadores foram utilizados a teoria dos saberes docentes (Tardif, 2014; Gauthier et al., 2013; Araújo, 2005) e as discussões sobre o conceito de canto popular brasileiro (Sandroni, 2017; Corusse, 2021) e música popular brasileira (Napolitano, 2001; Ulhôa, 1997). Como resultados, concluiu-se que, para os professores entrevistados, as suas trajetórias profissionais influenciam tanto nas metodologias de ensino adotadas como nas qualificações buscadas. Constatou-se também que as concepções sobre o canto popular influenciam na maneira como conduzem sua prática de ensino.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63185
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Wellyddna Paula Santos Pontes.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons