Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63185
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COUTO, Ana Carolina Nunes do | - |
dc.contributor.author | PONTES, Wellyddna Paula Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T23:19:53Z | - |
dc.date.available | 2025-05-13T23:19:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-02 | - |
dc.identifier.citation | PONTES, Wellyddna Paula Santos. A voz que ensina: concepções e trajetórias dos professores de canto popular de Campina Grande (PB). 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63185 | - |
dc.description.abstract | O ensino de canto popular é uma área ainda em desenvolvimento em pesquisas e metodologias o que provoca o questionamento de como os professores encaram a sua prática. O presente trabalho buscou compreender as percepções dos professores de escolas livres de música da cidade de Campina Grande (PB) sobre sua própria prática. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu entrevistas semiestruturadas com oito professores. Para responder aos objetivos da pesquisa foram analisadas as trajetórias profissionais e as concepções sobre o canto popular dos professores entrevistados. Como conceitos norteadores foram utilizados a teoria dos saberes docentes (Tardif, 2014; Gauthier et al., 2013; Araújo, 2005) e as discussões sobre o conceito de canto popular brasileiro (Sandroni, 2017; Corusse, 2021) e música popular brasileira (Napolitano, 2001; Ulhôa, 1997). Como resultados, concluiu-se que, para os professores entrevistados, as suas trajetórias profissionais influenciam tanto nas metodologias de ensino adotadas como nas qualificações buscadas. Constatou-se também que as concepções sobre o canto popular influenciam na maneira como conduzem sua prática de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Canto popular | pt_BR |
dc.subject | Ensino de canto | pt_BR |
dc.subject | Escola livre de música | pt_BR |
dc.subject | Trajetórias profissionais | pt_BR |
dc.title | A voz que ensina : concepções e trajetórias dos professores de canto popular de Campina Grande (PB) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3420284465611525 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1207366985465257 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Música | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of popular singing is a developing field in terms of research and methodologies, which raises questions about how teachers perceive their practice. This study aimed to understand the perceptions of popular singing teachers from Non-formal Education Schools in Campina Grande, Brazil, about their own teaching practices. The research, with a qualitative approach, involved semi-structured interviews with eight teachers. To respond to the research objectives, the professional trajectories and conceptions about popular singing of these interviewed teachers were analyzed. As guiding concepts it was used the Theory of Teacher Knowledge (Tardif, 2014; Gauthier et al., 2013; Araújo, 2005), the discussions about the concepts of Brazilian Popular Singing (Sandroni, 2017; Corusse, 2021) and Brazilian Popular Music (Napolitano, 2001; Ulhôa, 1997). As a result, it was concluded that, for the teachers interviewed, their professional trajectories influence both the teaching methodologies adopted and the qualifications sought. It was also found that the conceptions about popular singing influence the way they conduct their teaching practice. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Wellyddna Paula Santos Pontes.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons