Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63185

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOUTO, Ana Carolina Nunes do-
dc.contributor.authorPONTES, Wellyddna Paula Santos-
dc.date.accessioned2025-05-13T23:19:53Z-
dc.date.available2025-05-13T23:19:53Z-
dc.date.issued2024-01-02-
dc.identifier.citationPONTES, Wellyddna Paula Santos. A voz que ensina: concepções e trajetórias dos professores de canto popular de Campina Grande (PB). 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63185-
dc.description.abstractO ensino de canto popular é uma área ainda em desenvolvimento em pesquisas e metodologias o que provoca o questionamento de como os professores encaram a sua prática. O presente trabalho buscou compreender as percepções dos professores de escolas livres de música da cidade de Campina Grande (PB) sobre sua própria prática. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu entrevistas semiestruturadas com oito professores. Para responder aos objetivos da pesquisa foram analisadas as trajetórias profissionais e as concepções sobre o canto popular dos professores entrevistados. Como conceitos norteadores foram utilizados a teoria dos saberes docentes (Tardif, 2014; Gauthier et al., 2013; Araújo, 2005) e as discussões sobre o conceito de canto popular brasileiro (Sandroni, 2017; Corusse, 2021) e música popular brasileira (Napolitano, 2001; Ulhôa, 1997). Como resultados, concluiu-se que, para os professores entrevistados, as suas trajetórias profissionais influenciam tanto nas metodologias de ensino adotadas como nas qualificações buscadas. Constatou-se também que as concepções sobre o canto popular influenciam na maneira como conduzem sua prática de ensino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCanto popularpt_BR
dc.subjectEnsino de cantopt_BR
dc.subjectEscola livre de músicapt_BR
dc.subjectTrajetórias profissionaispt_BR
dc.titleA voz que ensina : concepções e trajetórias dos professores de canto popular de Campina Grande (PB)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3420284465611525pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1207366985465257pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of popular singing is a developing field in terms of research and methodologies, which raises questions about how teachers perceive their practice. This study aimed to understand the perceptions of popular singing teachers from Non-formal Education Schools in Campina Grande, Brazil, about their own teaching practices. The research, with a qualitative approach, involved semi-structured interviews with eight teachers. To respond to the research objectives, the professional trajectories and conceptions about popular singing of these interviewed teachers were analyzed. As guiding concepts it was used the Theory of Teacher Knowledge (Tardif, 2014; Gauthier et al., 2013; Araújo, 2005), the discussions about the concepts of Brazilian Popular Singing (Sandroni, 2017; Corusse, 2021) and Brazilian Popular Music (Napolitano, 2001; Ulhôa, 1997). As a result, it was concluded that, for the teachers interviewed, their professional trajectories influence both the teaching methodologies adopted and the qualifications sought. It was also found that the conceptions about popular singing influence the way they conduct their teaching practice.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Wellyddna Paula Santos Pontes.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons