Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63163

Comparte esta pagina

Título : Paisagem e ensino de Geografia : um estudo sobre as relações teórico-práticas nas escolas públicas do Recife-PE
Autor : CAVALCANTI, Nayane Camila Silva
Palabras clave : Educação Geográfica; Saberes docentes; Saberes experienciais
Fecha de publicación : 20-ago-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CAVALCANTI, Nayane Camila Silva. Paisagem e ensino de Geografia: um estudo sobre as relações teórico-práticas nas escolas públicas do Recife-PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A experiência que os docentes constroem no chão da escola é tão importante, para a sua prática profissional, quanto os saberes que aprendem na Universidade ou que lhes são recomendados pelo Estado. Este trabalho investiga os saberes experienciais dos professores de Geografia da rede pública de ensino no Grande Recife. O objetivo geral é compreender como se mobilizam os saberes docentes dos professores de Geografia no ensino fundamental 2. Para tanto, o conceito de paisagem é utilizado como fio condutor desta investigação. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas com cinco docentes de diferentes escolas públicas da rede estadual localizadas na Região Metropolitana do Recife. Os resultados foram interpretados à luz da análise do conteúdo, com vistas a inferir categorias que permitissem tecer similaridades e divergências na prática profissional dos sujeitos pesquisados. Os principais resultados sugerem um papel significativo dos saberes experienciais na mobilização dos problemas didático-pedagógicos. Não obstante, esses saberes possuem uma estreita dependência dos saberes profissionais, disciplinares e curriculares. Nesse sentido, é fundamental que a formação inicial e continuada estejam preocupadas em articular os diferentes saberes, relacionando teoria e prática.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63163
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Nayane Camila Silva Cavalcanti.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-05-09
2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons