Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63163

Compartilhe esta página

Título: Paisagem e ensino de Geografia : um estudo sobre as relações teórico-práticas nas escolas públicas do Recife-PE
Autor(es): CAVALCANTI, Nayane Camila Silva
Palavras-chave: Educação Geográfica; Saberes docentes; Saberes experienciais
Data do documento: 20-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CAVALCANTI, Nayane Camila Silva. Paisagem e ensino de Geografia: um estudo sobre as relações teórico-práticas nas escolas públicas do Recife-PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A experiência que os docentes constroem no chão da escola é tão importante, para a sua prática profissional, quanto os saberes que aprendem na Universidade ou que lhes são recomendados pelo Estado. Este trabalho investiga os saberes experienciais dos professores de Geografia da rede pública de ensino no Grande Recife. O objetivo geral é compreender como se mobilizam os saberes docentes dos professores de Geografia no ensino fundamental 2. Para tanto, o conceito de paisagem é utilizado como fio condutor desta investigação. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas com cinco docentes de diferentes escolas públicas da rede estadual localizadas na Região Metropolitana do Recife. Os resultados foram interpretados à luz da análise do conteúdo, com vistas a inferir categorias que permitissem tecer similaridades e divergências na prática profissional dos sujeitos pesquisados. Os principais resultados sugerem um papel significativo dos saberes experienciais na mobilização dos problemas didático-pedagógicos. Não obstante, esses saberes possuem uma estreita dependência dos saberes profissionais, disciplinares e curriculares. Nesse sentido, é fundamental que a formação inicial e continuada estejam preocupadas em articular os diferentes saberes, relacionando teoria e prática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63163
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Nayane Camila Silva Cavalcanti.pdf
  Item embargado até 2026-05-09
2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons