Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63163
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Priscylla Karoline de | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, Nayane Camila Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T20:33:39Z | - |
dc.date.available | 2025-05-13T20:33:39Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Nayane Camila Silva. Paisagem e ensino de Geografia: um estudo sobre as relações teórico-práticas nas escolas públicas do Recife-PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63163 | - |
dc.description.abstract | A experiência que os docentes constroem no chão da escola é tão importante, para a sua prática profissional, quanto os saberes que aprendem na Universidade ou que lhes são recomendados pelo Estado. Este trabalho investiga os saberes experienciais dos professores de Geografia da rede pública de ensino no Grande Recife. O objetivo geral é compreender como se mobilizam os saberes docentes dos professores de Geografia no ensino fundamental 2. Para tanto, o conceito de paisagem é utilizado como fio condutor desta investigação. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas com cinco docentes de diferentes escolas públicas da rede estadual localizadas na Região Metropolitana do Recife. Os resultados foram interpretados à luz da análise do conteúdo, com vistas a inferir categorias que permitissem tecer similaridades e divergências na prática profissional dos sujeitos pesquisados. Os principais resultados sugerem um papel significativo dos saberes experienciais na mobilização dos problemas didático-pedagógicos. Não obstante, esses saberes possuem uma estreita dependência dos saberes profissionais, disciplinares e curriculares. Nesse sentido, é fundamental que a formação inicial e continuada estejam preocupadas em articular os diferentes saberes, relacionando teoria e prática. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Geográfica | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes | pt_BR |
dc.subject | Saberes experienciais | pt_BR |
dc.title | Paisagem e ensino de Geografia : um estudo sobre as relações teórico-práticas nas escolas públicas do Recife-PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7531145840979353 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7399667580194286 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Geografia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The experience that teachers build at the school is as important for their professional practice as the knowledge they learn at the University or that is recommended to them by the State. This work investigates the experiential knowledge of Geography teachers in public schools in Recife. The general objective is to understand how the teaching knowledge of Geography teachers in elementary school 2 is mobilized. To this end, the concept of landscape is used as the guiding thread of this investigation. Semi-structured interviews were carried out with five teachers from different public schools in the state network located in the Metropolitan Region of Recife. The results were interpreted in the light of Content Analysis, with a view to inferring categories that would allow us to weave similarities and divergences in the professional practice of the researched subjects. The main results suggest a significant role of experiential knowledge in mobilizing didactic-pedagogical problems. However, this knowledge is closely dependent on professional, disciplinary and curricular knowledge. In this sense, it is essential that initial and continuing training are concerned with articulating different knowledge, relating theory and practice. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Nayane Camila Silva Cavalcanti.pdf Item embargado até 2026-05-09 | 2,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons