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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63075

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Título: Competências necessárias no mercado de trabalho atreladas à formação universitária no curso de ciências contábeis
Autor(es): RABELO, Ingrid Rayanne de Oliveira
Palavras-chave: Competências técnicas; Habilidades comportamentais; Formação acadêmica; Mercado de trabalho; Ciências Contábeis
Data do documento: 28-Mar-2025
Citação: RABELO, Ingrid Rayanne de Oliveira. Competências necessárias no mercado de trabalho atreladas à formação universitária no curso de ciências contábeis. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar as competências técnicas e habilidades profissionais desenvolvidas durante o curso de Ciências Contábeis, conforme as percepções dos graduados, e compará-las com as exigências do mercado de trabalho, identificando lacunas e possíveis alinhamentos. A pesquisa evidenciou que as competências técnicas, como domínio das normas contábeis (IFRS e CPCs), conhecimentos tributários, auditoria e análise de demonstrações financeiras, são essenciais para a contratação de profissionais da área contábil. No entanto, foram identificadas deficiências no uso de sistemas contábeis (como TOTVS e SAP) e ferramentas de análise de dados (big data e analytics). Além disso, habilidades comportamentais, como comunicação, trabalho em equipe, resiliência e proatividade, se destacam como diferenciais, mas ainda são pouco desenvolvidas na graduação.Os resultados apontam para uma discrepância entre a formação acadêmica e as demandas do mercado, destacando a prevalência da teoria em detrimento da prática. A Resolução CNE/CES nº 1 de 2024 foi mencionada como um avanço significativo, ao valorizar as competências comportamentais e incorporar ferramentas tecnológicas no currículo, embora sua aplicação prática ainda exija esforços por parte das instituições de ensino. Diante das limitações da pesquisa, que incluem uma amostra regional e restrita a profissionais já inseridos no mercado, sugere-se a realização de estudos futuros que ampliem o escopo geográfico e incluam a percepção de estudantes e professores. Conclui-se que a adoção de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas (PBL), e a integração de tecnologias avançadas no currículo podem contribuir para a redução da lacuna entre a formação acadêmica e as exigências profissionais, preparando graduados mais alinhados às transformações do setor contábil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63075
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

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