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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63075

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDIAS, Hellen Bomfim Gomes-
dc.contributor.authorRABELO, Ingrid Rayanne de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-05-13T13:03:22Z-
dc.date.available2025-05-13T13:03:22Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.date.submitted2025-04-16-
dc.identifier.citationRABELO, Ingrid Rayanne de Oliveira. Competências necessárias no mercado de trabalho atreladas à formação universitária no curso de ciências contábeis. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63075-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar as competências técnicas e habilidades profissionais desenvolvidas durante o curso de Ciências Contábeis, conforme as percepções dos graduados, e compará-las com as exigências do mercado de trabalho, identificando lacunas e possíveis alinhamentos. A pesquisa evidenciou que as competências técnicas, como domínio das normas contábeis (IFRS e CPCs), conhecimentos tributários, auditoria e análise de demonstrações financeiras, são essenciais para a contratação de profissionais da área contábil. No entanto, foram identificadas deficiências no uso de sistemas contábeis (como TOTVS e SAP) e ferramentas de análise de dados (big data e analytics). Além disso, habilidades comportamentais, como comunicação, trabalho em equipe, resiliência e proatividade, se destacam como diferenciais, mas ainda são pouco desenvolvidas na graduação.Os resultados apontam para uma discrepância entre a formação acadêmica e as demandas do mercado, destacando a prevalência da teoria em detrimento da prática. A Resolução CNE/CES nº 1 de 2024 foi mencionada como um avanço significativo, ao valorizar as competências comportamentais e incorporar ferramentas tecnológicas no currículo, embora sua aplicação prática ainda exija esforços por parte das instituições de ensino. Diante das limitações da pesquisa, que incluem uma amostra regional e restrita a profissionais já inseridos no mercado, sugere-se a realização de estudos futuros que ampliem o escopo geográfico e incluam a percepção de estudantes e professores. Conclui-se que a adoção de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas (PBL), e a integração de tecnologias avançadas no currículo podem contribuir para a redução da lacuna entre a formação acadêmica e as exigências profissionais, preparando graduados mais alinhados às transformações do setor contábil.pt_BR
dc.format.extent40p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetências técnicaspt_BR
dc.subjectHabilidades comportamentaispt_BR
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleCompetências necessárias no mercado de trabalho atreladas à formação universitária no curso de ciências contábeispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4516750296726132pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7014435127048246pt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to analyze the technical competencies and professional skills developed during the Accounting Sciences course, according to the perceptions of the graduates, and compare them with the demands of the labor market, identifying gaps and possible alignments. The survey showed that technical skills, such as mastery of accounting standards (IFRS and CPCs), tax knowledge, auditing and analysis of financial statements, are essential for hiring accounting professionals. However, deficiencies were identified in the use of accounting systems (such as TOTVS and SAP) and data analysis tools (big data and analytics). In addition, behavioral skills, such as communication, teamwork, resilience, and proactivity, stand out as differentials, but are still underdeveloped in undergraduate studies. The results point to a discrepancy between academic training and market demands, highlighting the prevalence of theory to the detriment of practice. CNE/CES Resolution No. 1 of 2024 was mentioned as a significant advance, by valuing behavioral skills and incorporating technological tools into the curriculum, although their practical application still requires efforts on the part of educational institutions. In view of the limitations of the research, which include a regional sample and restricted to professionals already inserted in the market, it is suggested that future studies be carried out that expand the geographic scope and include the perception of students and teachers. It is concluded that the adoption of active methodologies, such as problem-based learning (PBL), and the integration of advanced technologies in the curriculum can contribute to reducing the gap between academic training and professional requirements, preparing graduates more aligned with the transformations of the accounting sector.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-3220-9014pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

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