Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63065

Share on

Title: Controladoria: o que a universidade ensina e o que a Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de março de 2024 orienta
Authors: LUCENA, Gabrielle Gomes
Keywords: Controladoria; Projeto Pedagógico do Curso (PPC); Diretrizes do curso; Plano de ensino; Ciências Contábeis; Análise documental
Issue Date: 4-Apr-2025
Citation: LUCENA, Gabrielle Gomes. Controladoria: o que a universidade ensina e o que a resolução CNE/CES nº1, de 27 de março de 2024 orienta. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Ciências Contábeis, complementada pela avaliação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e do plano de ensino da disciplina de Controladoria. A pesquisa busca compreender a evolução e a estrutura da formação contábil, identificando possíveis lacunas entre os documentos normativos e sua aplicação pedagógica. A proposta é desenvolver uma análise crítica sobre a coerência entre as Diretrizes Curriculares e o PPC, assim como entre o PPC e o plano de ensino da disciplina. O estudo será conduzido por meio de um levantamento documental minucioso, seguido de uma análise criteriosa das informações obtidas, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento contínuo do curso, da sua estrutura pedagógica e de sua aplicabilidade no contexto profissional. Busca-se, assim, garantir que os futuros profissionais estejam devidamente preparados para enfrentar os desafios e as exigências do mercado contábil e econômico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63065
Appears in Collections:(TCC) - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC GABRIELLE GOMES LUCENA.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons