Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63065
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Cacilda Soares de | - |
dc.contributor.author | LUCENA, Gabrielle Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T12:41:42Z | - |
dc.date.available | 2025-05-13T12:41:42Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-15 | - |
dc.identifier.citation | LUCENA, Gabrielle Gomes. Controladoria: o que a universidade ensina e o que a resolução CNE/CES nº1, de 27 de março de 2024 orienta. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63065 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Ciências Contábeis, complementada pela avaliação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e do plano de ensino da disciplina de Controladoria. A pesquisa busca compreender a evolução e a estrutura da formação contábil, identificando possíveis lacunas entre os documentos normativos e sua aplicação pedagógica. A proposta é desenvolver uma análise crítica sobre a coerência entre as Diretrizes Curriculares e o PPC, assim como entre o PPC e o plano de ensino da disciplina. O estudo será conduzido por meio de um levantamento documental minucioso, seguido de uma análise criteriosa das informações obtidas, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento contínuo do curso, da sua estrutura pedagógica e de sua aplicabilidade no contexto profissional. Busca-se, assim, garantir que os futuros profissionais estejam devidamente preparados para enfrentar os desafios e as exigências do mercado contábil e econômico. | pt_BR |
dc.format.extent | 44p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Controladoria | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico do Curso (PPC) | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes do curso | pt_BR |
dc.subject | Plano de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject | Análise documental | pt_BR |
dc.title | Controladoria: o que a universidade ensina e o que a Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de março de 2024 orienta | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1552411299073876 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to conduct a documentary analysis of the National Curricular Guidelines for the Accounting course, complemented by an evaluation of the Course Pedagogical Project (PPC) and the teaching plan for the Controllership discipline. The research seeks to understand the evolution and structure of accounting education, identifying possible gaps between the normative documents and their pedagogical application. The proposal is to develop a critical analysis of the coherence between the Curricular Guidelines and the PPC, as well as between the PPC and the teaching plan for the discipline. The study will be conducted through a detailed documentary survey, followed by a careful analysis of the information obtained, with the objective of contributing to the continuous improvement of the course, its pedagogical structure and its applicability in the professional context. The aim is to ensure that future professionals are adequately prepared to face the challenges and demands of the accounting and economic markets. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GABRIELLE GOMES LUCENA.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons