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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62974
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Título: | Sequência didática em química orgânica: potencializando engajamento e compreensão através da temática das drogas. |
Autor(es): | SANTOS, Bárbara Amorim |
Palavras-chave: | Química Orgânica; Ensino Médio; Contextualização; Drogas |
Data do documento: | 11-Abr-2025 |
Citação: | SANTOS, Bárbara Amorim. Sequência didática em química orgânica: potencializando engajamento e compreensão através da temática das drogas. 2025, Trabalho de Conclusão de Curso (Química- Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco ,Caruaru, 2025. |
Abstract: | Este trabalho propõe uma sequência didática com a temática “Drogas” para contextualizar conceitos de Química Orgânica, com o objetivo de analisar o potencial dessa abordagem para o engajamento dos estudantes do Ensino Médio, buscando proporcionar uma aprendizagem mais relevante e conectada à sua realidade. A metodologia adotada compreende uma sequência didática composta por seis etapas que integram conteúdos científicos com questões sociais, éticas e biológicas, favorecendo uma aprendizagem interdisciplinar. As atividades incluem: elaboração de mapas conceituais relacionando drogas e Química, análise de documentário, experimento, jogo sobre funções orgânicas de substâncias psicoativas, júri simulado sobre impactos sociais e de saúde, sala de aula invertida para estudo autônomo e discussão final com questionário. A proposta visa contextualizar o ensino e promover reflexão crítica, estimulando o engajamento dos alunos por meio de estratégias ativas e significativas. A proposta busca incentivar a reflexão crítica sobre os efeitos das substâncias psicoativas no organismo e na sociedade, considerando tanto os aspectos químicos quanto as dimensões sociais e de saúde pública associadas. A sequência didática foi concebida com a intenção de estimular a participação dos estudantes, fomentar o pensamento crítico e promover a aplicação dos conceitos em situações próximas de seu cotidiano. Como ainda não foi aplicada, não é possível afirmar seus efeitos de maneira definitiva; no entanto, sua concepção apoia-se em estudos que apontam para a eficácia de metodologias de ensino contextualizadas e interdisciplinares na promoção de aprendizagens mais significativas. Como estratégia de análise, será adotada uma abordagem a priori, a qual, no contexto da estatística e da análise de dados, refere-se à utilização de informações, conhecimentos e pressupostos prévios para fundamentar inferências e projeções sobre resultados possíveis, sem a necessidade de coleta de dados empíricos. Nesse contexto, ao integrar temas como o uso de drogas ao ensino de Química Orgânica, a proposta teórica busca promover o engajamento dos estudantes, ao conectar conceitos científicos com questões sociais pertinentes, estimulando a construção de significados e o desenvolvimento do pensamento crítico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62974 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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