Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62974
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Ricardo Lima | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Bárbara Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T20:46:35Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T20:46:35Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Bárbara Amorim. Sequência didática em química orgânica: potencializando engajamento e compreensão através da temática das drogas. 2025, Trabalho de Conclusão de Curso (Química- Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco ,Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62974 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe uma sequência didática com a temática “Drogas” para contextualizar conceitos de Química Orgânica, com o objetivo de analisar o potencial dessa abordagem para o engajamento dos estudantes do Ensino Médio, buscando proporcionar uma aprendizagem mais relevante e conectada à sua realidade. A metodologia adotada compreende uma sequência didática composta por seis etapas que integram conteúdos científicos com questões sociais, éticas e biológicas, favorecendo uma aprendizagem interdisciplinar. As atividades incluem: elaboração de mapas conceituais relacionando drogas e Química, análise de documentário, experimento, jogo sobre funções orgânicas de substâncias psicoativas, júri simulado sobre impactos sociais e de saúde, sala de aula invertida para estudo autônomo e discussão final com questionário. A proposta visa contextualizar o ensino e promover reflexão crítica, estimulando o engajamento dos alunos por meio de estratégias ativas e significativas. A proposta busca incentivar a reflexão crítica sobre os efeitos das substâncias psicoativas no organismo e na sociedade, considerando tanto os aspectos químicos quanto as dimensões sociais e de saúde pública associadas. A sequência didática foi concebida com a intenção de estimular a participação dos estudantes, fomentar o pensamento crítico e promover a aplicação dos conceitos em situações próximas de seu cotidiano. Como ainda não foi aplicada, não é possível afirmar seus efeitos de maneira definitiva; no entanto, sua concepção apoia-se em estudos que apontam para a eficácia de metodologias de ensino contextualizadas e interdisciplinares na promoção de aprendizagens mais significativas. Como estratégia de análise, será adotada uma abordagem a priori, a qual, no contexto da estatística e da análise de dados, refere-se à utilização de informações, conhecimentos e pressupostos prévios para fundamentar inferências e projeções sobre resultados possíveis, sem a necessidade de coleta de dados empíricos. Nesse contexto, ao integrar temas como o uso de drogas ao ensino de Química Orgânica, a proposta teórica busca promover o engajamento dos estudantes, ao conectar conceitos científicos com questões sociais pertinentes, estimulando a construção de significados e o desenvolvimento do pensamento crítico. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Química Orgânica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Drogas | pt_BR |
dc.title | Sequência didática em química orgânica: potencializando engajamento e compreensão através da temática das drogas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/5261603293310081 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8569508557507316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper proposes a didactic sequence with the theme "Drugs" to contextualize Organic Chemistry concepts, aiming to analyze the potential of this approach for engaging high school students, seeking to provide a more relevant learning experience connected to their reality. The adopted methodology comprises a didactic sequence made up of six stages that integrate scientific content with social, ethical, and biological issues, favoring interdisciplinary learning. Activities include: the creation of conceptual maps linking drugs and chemistry, documentary analysis, experimentation, a game on the organic functions of psychoactive substances, a mock trial on social and health impacts, flipped classroom for autonomous study, and a final discussion with a questionnaire. The proposal aims to contextualize teaching and promote critical reflection, stimulating student engagement through active and meaningful strategies. It seeks to encourage critical reflection on the effects of psychoactive substances on the body and society, considering both the chemical aspects and the social and public health dimensions associated. The didactic sequence was designed to stimulate student participation, foster critical thinking, and promote the application of concepts in real-life situations. As it has not been implemented yet, it is not possible to definitively assess its effects. However, its design is based on studies that highlight the effectiveness of contextualized and interdisciplinary teaching methodologies in promoting more meaningful learning. For analysis, an a priori approach will be adopted, referring to the use of prior information, knowledge, and assumptions to support inferences and projections about possible outcomes without the need for empirical data collection. In this context, by integrating topics such as drug use into the teaching of Organic Chemistry, the theoretical proposal aims to promote student engagement by connecting scientific concepts with relevant social issues, stimulating meaning construction and the development of critical thinking. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Bárbara Amorim Santos.pdf | 805,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons