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Título : Repercussões do Bônus de Desempenho Educacional no trabalho e na subjetividade dos docentes
Autor : GOMES, Jamyle Patricio Silva
OLIVEIRA, Tainá Amélia Vital
Palabras clave : Bônus de Desempenho Educacional; Trabalho docente; Subjetividade docente
Fecha de publicación : 4-abr-2025
Citación : GOMES, Jamyle Patricio Silva; OLIVEIRA, Taina Amelia Vital. Repercussões do Bônus de Desempenho Educacional no trabalho e na subjetividade dos docentes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O presente trabalho teve como objetivo analisar as repercussões do Bônus de Desempenho Educacional no trabalho e na subjetividade de docentes do Ensino Fundamental I da Rede Municipal do Recife. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, ancorada em entrevistas semiestruturadas com docentes e gestoras de duas instituições municipais a fim de compreender as percepções delas, o impacto do BDE no trabalho pedagógico, bem como caracterizar os efeitos das políticas de bonificação na subjetividade dessas profissionais. Os resultados apontaram que o BDE está enraizado na escola, imprimindo uma performatividade (Ball, 2005) aos docentes associada a busca por resultados. Desse modo, o trabalho docente e a subjetividade são alterados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62960
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