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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62930

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Título: Resolução de problemas contextualizados envolvendo equação do primeiro grau : um olhar na perspectiva das etapas de Polya.
Autor(es): SANTOS, Evaniele Hellen da Silva
Palavras-chave: Contextualização; Aprendizagem; Resolução de problemas; Equações do primeiro grau
Data do documento: 9-Abr-2025
Citação: SANTOS, Evaniele Hellen da Silva. Resolução de problemas contextualizados envolvendo equação do primeiro grau: um olhar na perspectiva de polya. 2025. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo compreender como os estudantes resolvem problemas contextualizados, envolvendo equações do primeiro grau, na perspectiva de Polya. A questão norteadora consiste em investigar como os estudantes resolvem problemas contextualizados, envolvendo equações do primeiro grau, na perspectiva de Polya. Parte-se do pressuposto de que a matemática é frequentemente percebida como uma disciplina teórica e distante da realidade cotidiana dos alunos, sendo ainda caracterizada pela dificuldade em utilizar etapas estruturadas para a resolução de problemas, o que agrava os desafios relacionados à compreensão e ao interesse pela disciplina. Para fundamentar essa investigação, foram utilizadas as contribuições teóricas de Polya (1995), Duval (2011) e Brasil (1998, 2001, 2018). A pesquisa propõe a resolução de quatro problemas contextualizados, envolvendo equações do primeiro grau, organizados em quatro etapas, a saber, analisar, planejar, resolver e verificar os resultados dos problemas. A produção dos dados foi realizada com estudantes do 8º ano do ensino fundamental, visando compreender como eles desenvolvem cada etapa no processo de resolução dos problemas propostos. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, buscando identificar se a adoção de etapas estruturadas contribui para que os estudantes desenvolvam competências essenciais, como analisar, planejar, resolver e verificar os resultados dos problemas contextualizados. Os resultados indicam que os estudantes que seguiram as etapas propostas demonstraram avanços significativos no desenvolvimento de habilidades matemáticas, evidenciando a relevância da referida estratégia pedagógica, tornando o ensino mais significativo e atrativo. Além disso, as estratégias alternativas adotadas por alguns alunos trouxeram reflexões, ampliando as perspectivas sobre os processos de resolução e seus possíveis desdobramentos no ensino da matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62930
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