Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62930
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Naralina Viana Soares da Silva | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Evaniele Hellen da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T12:53:41Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T12:53:41Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Evaniele Hellen da Silva. Resolução de problemas contextualizados envolvendo equação do primeiro grau: um olhar na perspectiva de polya. 2025. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62930 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo compreender como os estudantes resolvem problemas contextualizados, envolvendo equações do primeiro grau, na perspectiva de Polya. A questão norteadora consiste em investigar como os estudantes resolvem problemas contextualizados, envolvendo equações do primeiro grau, na perspectiva de Polya. Parte-se do pressuposto de que a matemática é frequentemente percebida como uma disciplina teórica e distante da realidade cotidiana dos alunos, sendo ainda caracterizada pela dificuldade em utilizar etapas estruturadas para a resolução de problemas, o que agrava os desafios relacionados à compreensão e ao interesse pela disciplina. Para fundamentar essa investigação, foram utilizadas as contribuições teóricas de Polya (1995), Duval (2011) e Brasil (1998, 2001, 2018). A pesquisa propõe a resolução de quatro problemas contextualizados, envolvendo equações do primeiro grau, organizados em quatro etapas, a saber, analisar, planejar, resolver e verificar os resultados dos problemas. A produção dos dados foi realizada com estudantes do 8º ano do ensino fundamental, visando compreender como eles desenvolvem cada etapa no processo de resolução dos problemas propostos. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, buscando identificar se a adoção de etapas estruturadas contribui para que os estudantes desenvolvam competências essenciais, como analisar, planejar, resolver e verificar os resultados dos problemas contextualizados. Os resultados indicam que os estudantes que seguiram as etapas propostas demonstraram avanços significativos no desenvolvimento de habilidades matemáticas, evidenciando a relevância da referida estratégia pedagógica, tornando o ensino mais significativo e atrativo. Além disso, as estratégias alternativas adotadas por alguns alunos trouxeram reflexões, ampliando as perspectivas sobre os processos de resolução e seus possíveis desdobramentos no ensino da matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 67p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Equações do primeiro grau | pt_BR |
dc.title | Resolução de problemas contextualizados envolvendo equação do primeiro grau : um olhar na perspectiva das etapas de Polya. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7515472525509973 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4498037849511434 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to understand how students solve contextualized problems involving first-degree equations from Polya's perspective. The guiding question is to investigate how students approach the resolution of contextualized problems involving first-degree equations, based on Polya's framework. The study is based on the assumption that mathematics is often perceived as a theoretical discipline, distant from students’ everyday reality, and characterized by difficulties in applying structured steps to problem solving—challenges that intensify the lack of comprehension and interest in the subject. To support this investigation, the theoretical contributions of Polya (1995), Duval (2011), and Brazil (1998, 2001, 2018) were used. The research proposes the resolution of four contextualized problems involving first-degree equations, organized into four stages: analyzing, planning, solving, and verifying the results. Data collection was conducted with 8th-grade students from elementary school, aiming to understand how they develop each stage in the problem-solving process. The collected data were analyzed qualitatively, seeking to identify whether the adoption of structured steps contributes to the development of essential competencies such as analyzing, planning, solving, and verifying the outcomes of contextualized problems. The results indicate that students who followed the proposed stages showed significant progress in developing mathematical skills, highlighting the relevance of this pedagogical strategy in making mathematics teaching more meaningful and engaging. Furthermore, the alternative strategies adopted by some students prompted valuable reflections, broadening the perspectives on problem-solving processes and their possible implications for mathematics education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Evaniele Hellen da Silva Santos.pdf | 547,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons