Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62915

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRAZ, Ricardo Antônio Faustino da Silva-
dc.contributor.authorLIMA FILHO, Antonio Marcos Gonçalves de-
dc.date.accessioned2025-05-09T11:14:58Z-
dc.date.available2025-05-09T11:14:58Z-
dc.date.issued2024-03-18-
dc.date.submitted2025-05-08-
dc.identifier.citationLIMA FILHO, Antonio Marcos Gonçalves de. Ferramentas digitais: volta às aulas presenciais do ensino médio em uma escola do município de João Alfredo. 2024. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62915-
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de investigar as ferramentas digitais usadas por professores que atuam na área da Matemática diante dos desafios impostos pela pandemia da COVID-19; Além disso busca compreender o papel das Tecnologias Digitais (TDIC’S), destacando sua importância e relevância no âmbito educacional; Um trabalho realizado por meio de pesquisa de caráter qualitativo de feição exploratória com quatro professores de Matemática de uma escola estadual de Ensino Médio do município de João Alfredo no estado de Pernambuco. Os dados foram coletados por meio de entrevistas presenciais permitindo um contato direto com os profissionais e uma melhor compreensão das práticas adotadas. Os resultados obtidos e analisados se configuram como uma fonte de referência para a produção de novos materiais didáticos, bem como auxiliar a execução de outras investigações acadêmicas sobre o uso de tecnologias na educação relativas ao tema abordado. Dessa forma, o estudo se mostra relevante para refletir sobre os impactos das TDICs no ensino da Matemática em tempos de crise e adaptação.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectTDIC’Spt_BR
dc.subjectFerramentas digitaispt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleFerramentas digitais: volta às aulas presenciais do ensino médio em uma escola do município de João Alfredo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1251979725442770pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to investigate the digital tools used by Mathematics teachers in response to the challenges imposed by the COVID-19 pandemic. It also seeks to understand the role of Digital Information and Communication Technologies (DICTs), highlighting their importance and relevance in the educational context. The research was conducted through a qualitative, exploratory approach with four Mathematics teachers from a public high school in the municipality of João Alfredo, in the state of Pernambuco, Brazil. Data were collected through in-person interviews, enabling direct contact with the participants and a deeper understanding of the teaching practices adopted. The results obtained and analyzed serve as a reference for the development of new teaching materials and may support future academic research related to the use of technology in education. Thus, this study proves to be relevant in reflecting on the impacts of DICTs on Mathematics teaching during times of crisis and adaptation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Antonio Marcos Gonçalves de Lima Filho.pdf400,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons