Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62915
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRAZ, Ricardo Antônio Faustino da Silva | - |
dc.contributor.author | LIMA FILHO, Antonio Marcos Gonçalves de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T11:14:58Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T11:14:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-18 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-08 | - |
dc.identifier.citation | LIMA FILHO, Antonio Marcos Gonçalves de. Ferramentas digitais: volta às aulas presenciais do ensino médio em uma escola do município de João Alfredo. 2024. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62915 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o objetivo de investigar as ferramentas digitais usadas por professores que atuam na área da Matemática diante dos desafios impostos pela pandemia da COVID-19; Além disso busca compreender o papel das Tecnologias Digitais (TDIC’S), destacando sua importância e relevância no âmbito educacional; Um trabalho realizado por meio de pesquisa de caráter qualitativo de feição exploratória com quatro professores de Matemática de uma escola estadual de Ensino Médio do município de João Alfredo no estado de Pernambuco. Os dados foram coletados por meio de entrevistas presenciais permitindo um contato direto com os profissionais e uma melhor compreensão das práticas adotadas. Os resultados obtidos e analisados se configuram como uma fonte de referência para a produção de novos materiais didáticos, bem como auxiliar a execução de outras investigações acadêmicas sobre o uso de tecnologias na educação relativas ao tema abordado. Dessa forma, o estudo se mostra relevante para refletir sobre os impactos das TDICs no ensino da Matemática em tempos de crise e adaptação. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | TDIC’S | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas digitais | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Ferramentas digitais: volta às aulas presenciais do ensino médio em uma escola do município de João Alfredo. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1251979725442770 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to investigate the digital tools used by Mathematics teachers in response to the challenges imposed by the COVID-19 pandemic. It also seeks to understand the role of Digital Information and Communication Technologies (DICTs), highlighting their importance and relevance in the educational context. The research was conducted through a qualitative, exploratory approach with four Mathematics teachers from a public high school in the municipality of João Alfredo, in the state of Pernambuco, Brazil. Data were collected through in-person interviews, enabling direct contact with the participants and a deeper understanding of the teaching practices adopted. The results obtained and analyzed serve as a reference for the development of new teaching materials and may support future academic research related to the use of technology in education. Thus, this study proves to be relevant in reflecting on the impacts of DICTs on Mathematics teaching during times of crisis and adaptation. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Antonio Marcos Gonçalves de Lima Filho.pdf | 400,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons