Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62908

Comparte esta pagina

Título : Percepções e reflexões de licenciandos em matemática sobre o uso do geogebra no ensino de trigonometria no 9° ano : uma abordagem construcionista.
Autor : SOUZA, New Armistrong Florencio de
Palabras clave : GeoGebra; Trigonometria; Tecnologia; Construcionismo; Ensino Fundamental
Fecha de publicación : 11-abr-2025
Citación : SOUZA, New Armistrong Florencio de. Percepções e reflexões de licenciandos em matemática sobre o uso do geogebra no ensino de trigonometria no 9° ano: uma abordagem construcionista. 2025. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : Neste estudo tem-se como objetivo investigar como os graduandos em Licenciatura em Matemática do CAA compreendem conceitos de trigonometria ao utilizar o software GeoGebra como ferramenta didática, baseando-se no construcionismo de Seymour Papert. A pesquisa consiste na aplicação de um questionário para investigar as percepções e o entendimento dos licenciandos em relação ao uso do GeoGebra na abordagem de problemas de trigonometria voltados para o 9º ano do ensino fundamental. O GeoGebra é considerado uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, proporcionando a manipulação e visualização de objetos com maior precisão do que seria possível com papel e caneta. Seguindo a perspectiva construcionista, o uso do software permite que os alunos construam ativamente seu conhecimento, explorando conceitos matemáticos por meio da experimentação e interação com representações dinâmicas. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e descritiva. De modo geral, os resultados obtidos indicam que o GeoGebra é uma ferramenta didática inovadora e eficaz para o ensino de trigonometria. Espera-se que os resultados contribuam para a discussão sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de matemática, ressaltando a importância do construcionismo na formação de futuros professores e na integração de ferramentas digitais no ensino básico.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62908
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC New Armistrong Florencio de Souza.pdf496,24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons