Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62908

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Marcilio Ferreira dos-
dc.contributor.authorSOUZA, New Armistrong Florencio de-
dc.date.accessioned2025-05-08T23:55:10Z-
dc.date.available2025-05-08T23:55:10Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.date.submitted2025-05-08-
dc.identifier.citationSOUZA, New Armistrong Florencio de. Percepções e reflexões de licenciandos em matemática sobre o uso do geogebra no ensino de trigonometria no 9° ano: uma abordagem construcionista. 2025. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62908-
dc.description.abstractNeste estudo tem-se como objetivo investigar como os graduandos em Licenciatura em Matemática do CAA compreendem conceitos de trigonometria ao utilizar o software GeoGebra como ferramenta didática, baseando-se no construcionismo de Seymour Papert. A pesquisa consiste na aplicação de um questionário para investigar as percepções e o entendimento dos licenciandos em relação ao uso do GeoGebra na abordagem de problemas de trigonometria voltados para o 9º ano do ensino fundamental. O GeoGebra é considerado uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, proporcionando a manipulação e visualização de objetos com maior precisão do que seria possível com papel e caneta. Seguindo a perspectiva construcionista, o uso do software permite que os alunos construam ativamente seu conhecimento, explorando conceitos matemáticos por meio da experimentação e interação com representações dinâmicas. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e descritiva. De modo geral, os resultados obtidos indicam que o GeoGebra é uma ferramenta didática inovadora e eficaz para o ensino de trigonometria. Espera-se que os resultados contribuam para a discussão sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de matemática, ressaltando a importância do construcionismo na formação de futuros professores e na integração de ferramentas digitais no ensino básico.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGeoGebrapt_BR
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectConstrucionismopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titlePercepções e reflexões de licenciandos em matemática sobre o uso do geogebra no ensino de trigonometria no 9° ano : uma abordagem construcionista.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6605510533220352pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze how undergraduate students in Mathematics at CAA understand trigonometry concepts when using GeoGebra software as a teaching tool, based on Seymour Papert's constructionism. The research consists of applying a questionnaire to investigate the perceptions and understanding of undergraduate students regarding the use of GeoGebra to approach trigonometry problems aimed at the 9th grade of elementary school. GeoGebra is considered a tool that facilitates learning, allowing the manipulation and visualization of objects with greater precision than would be possible with paper and pen. Following the constructionist perspective, the use of the software allows students to actively construct their knowledge, exploring mathematical concepts through experimentation and interaction with dynamic representations. This work is characterized as a qualitative and descriptive research. In general, the results obtained indicate that GeoGebra is an innovative and effective teaching tool for teaching trigonometry. It is expected that the results will contribute to the discussion on the use of technologies in teaching mathematics, highlighting the importance of constructionism in the training of future teachers and in the integration of technological tools in basic education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC New Armistrong Florencio de Souza.pdf496,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons