Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62901

Compartilhe esta página

Título: Inclusão na educação bilíngue para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e possibilidades para a prática pedagógica em escolas privadas do Recife
Autor(es): SOUZA, Raquel Brayner Silva de
SANTOS, Beathris Kallyne Rodrigues dos
Palavras-chave: TEA; Autismo; Educação bilíngue; Inclusão escolar; Práticas pedagógicas.
Data do documento: 9-Abr-2025
Citação: SOUZA, Raquel Brayner Silva de; SANTOS, Beathris Kallyne Rodrigues dos. Inclusão na educação bilíngue para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e possibilidades para a prática pedagógica em escolas privadas do Recife. 2025. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo analisou as práticas pedagógicas na educação bilíngue para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de compreender o processo de ensino-aprendizagem e identificar desafios e oportunidades de melhoria. A pesquisa, baseada em observações e entrevistas semiestruturadas, revelou que o uso de recursos visuais adotados pelas escolas é eficaz, porém a formação insuficiente dos professores e a baixa imersão na Língua Inglesa representam barreiras à inclusão. Os resultados destacam a importância da colaboração entre docentes do ensino regular e especialistas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a adaptação de metodologias e materiais didáticos. Com base nas análises, o estudo propõe estratégias e práticas pedagógicas para ampliar a inclusão e aprimorar a eficácia do ensino de Inglês para estudantes com TEA.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62901
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Beathris Rodrigues e Raquel Brayner.pdf461,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons