Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62901

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBOTLER, Alice Miriam Happ-
dc.contributor.authorSOUZA, Raquel Brayner Silva de-
dc.contributor.authorSANTOS, Beathris Kallyne Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2025-05-08T21:37:22Z-
dc.date.available2025-05-08T21:37:22Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.date.submitted2025-05-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Raquel Brayner Silva de; SANTOS, Beathris Kallyne Rodrigues dos. Inclusão na educação bilíngue para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e possibilidades para a prática pedagógica em escolas privadas do Recife. 2025. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62901-
dc.description.abstractEste estudo analisou as práticas pedagógicas na educação bilíngue para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de compreender o processo de ensino-aprendizagem e identificar desafios e oportunidades de melhoria. A pesquisa, baseada em observações e entrevistas semiestruturadas, revelou que o uso de recursos visuais adotados pelas escolas é eficaz, porém a formação insuficiente dos professores e a baixa imersão na Língua Inglesa representam barreiras à inclusão. Os resultados destacam a importância da colaboração entre docentes do ensino regular e especialistas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a adaptação de metodologias e materiais didáticos. Com base nas análises, o estudo propõe estratégias e práticas pedagógicas para ampliar a inclusão e aprimorar a eficácia do ensino de Inglês para estudantes com TEA.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas.pt_BR
dc.titleInclusão na educação bilíngue para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e possibilidades para a prática pedagógica em escolas privadas do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMATTOS, Vanessa Nicolau Freitas-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9284144427264959pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-5654-3248pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Beathris Rodrigues e Raquel Brayner.pdf461,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons