Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62901
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BOTLER, Alice Miriam Happ | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Raquel Brayner Silva de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Beathris Kallyne Rodrigues dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-08T21:37:22Z | - |
dc.date.available | 2025-05-08T21:37:22Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-09 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-07 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Raquel Brayner Silva de; SANTOS, Beathris Kallyne Rodrigues dos. Inclusão na educação bilíngue para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e possibilidades para a prática pedagógica em escolas privadas do Recife. 2025. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62901 | - |
dc.description.abstract | Este estudo analisou as práticas pedagógicas na educação bilíngue para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de compreender o processo de ensino-aprendizagem e identificar desafios e oportunidades de melhoria. A pesquisa, baseada em observações e entrevistas semiestruturadas, revelou que o uso de recursos visuais adotados pelas escolas é eficaz, porém a formação insuficiente dos professores e a baixa imersão na Língua Inglesa representam barreiras à inclusão. Os resultados destacam a importância da colaboração entre docentes do ensino regular e especialistas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a adaptação de metodologias e materiais didáticos. Com base nas análises, o estudo propõe estratégias e práticas pedagógicas para ampliar a inclusão e aprimorar a eficácia do ensino de Inglês para estudantes com TEA. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.title | Inclusão na educação bilíngue para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios e possibilidades para a prática pedagógica em escolas privadas do Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MATTOS, Vanessa Nicolau Freitas | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9284144427264959 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPGE) - Departamento de Política e Gestão da Educação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0001-5654-3248 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Beathris Rodrigues e Raquel Brayner.pdf | 461,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons