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Título : Da lama ao caos: contribuições de um RPG orientado em uma abordagem CTSA para formação cidadã.
Autor : COSTA, Manoela Vitória Silva
Palabras clave : Jogos didáticos; RPG; CTSA; Ensino de química
Fecha de publicación : 16-abr-2025
Citación : COSTA, Manoela Vitória Silva. Da lama ao caos: contribuições de um RPG orientado em uma abordagem CTSA para formação cidadã. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) -Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : O modelo tradicional de ensino mostra-se ineficaz para promover o engajamento ativo dos estudantes, limitando-os a receptores passivos de informações transmitidas de forma unidirecional. Essa abordagem compromete tanto a compreensão profunda quanto a aplicação prática do conhecimento em situações reais. Em contraste, os jogos educativos surgem como alternativas promissoras no ensino de Química, favorecendo a motivação, a assimilação de conceitos abstratos e o desenvolvimento de habilidades cognitivas além da simples memorização. A integração entre a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) e o Role Playing Games (RPG) potencializa esse processo ao simular contextos reais nos quais o conhecimento científico-tecnológico é explorado em suas dimensões sociais e ambientais. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar as potencialidades de um jogo de RPG envolvendo a abordagem CTSA para uma formação cidadã no Ensino Superior. O RPG intitulado Da Lama ao Caos se baseou em pesquisa documental sobre garimpo ilegal em terras indígenas brasileiras. A partir disso, foi desenvolvido um cenário que reflete os desafios enfrentados na Amazônia. O jogo estrutura-se em nove fases progressivas, permitindo o aumento gradual da complexidade dos desafios científicos apresentados aos estudantes. Sendo assim, os alunos assumem o papel de investigadores e aplicam técnicas analíticas como Cromatografia e Espectrometria de Massa, em uma narrativa que estimula a aprendizagem ativa, o pensamento crítico e a reflexão ética sobre o uso da ciência, questionando sua suposta neutralidade ao evidenciar seus vínculos com dimensões sociais, políticas e ecológicas. O jogo foi avaliado segundo os critérios de Simões Neto e colaboradores e equilibra elementos lúdicos e pedagógicos, consolidando-se como uma estratégia flexível e eficaz para a formação de sujeitos críticos, conscientes e engajados com a justiça ambiental. Portanto, o jogo pode contribuir para a formação cidadã ao incentivar o posicionamento crítico diante de questões socioambientais contemporâneas, fortalecendo o compromisso com valores como justiça, responsabilidade social e sustentabilidade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62850
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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