Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62850

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorCOSTA, Manoela Vitória Silva-
dc.date.accessioned2025-05-07T22:37:26Z-
dc.date.available2025-05-07T22:37:26Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.date.submitted2025-05-07-
dc.identifier.citationCOSTA, Manoela Vitória Silva. Da lama ao caos: contribuições de um RPG orientado em uma abordagem CTSA para formação cidadã. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) -Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62850-
dc.description.abstractO modelo tradicional de ensino mostra-se ineficaz para promover o engajamento ativo dos estudantes, limitando-os a receptores passivos de informações transmitidas de forma unidirecional. Essa abordagem compromete tanto a compreensão profunda quanto a aplicação prática do conhecimento em situações reais. Em contraste, os jogos educativos surgem como alternativas promissoras no ensino de Química, favorecendo a motivação, a assimilação de conceitos abstratos e o desenvolvimento de habilidades cognitivas além da simples memorização. A integração entre a abordagem CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) e o Role Playing Games (RPG) potencializa esse processo ao simular contextos reais nos quais o conhecimento científico-tecnológico é explorado em suas dimensões sociais e ambientais. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar as potencialidades de um jogo de RPG envolvendo a abordagem CTSA para uma formação cidadã no Ensino Superior. O RPG intitulado Da Lama ao Caos se baseou em pesquisa documental sobre garimpo ilegal em terras indígenas brasileiras. A partir disso, foi desenvolvido um cenário que reflete os desafios enfrentados na Amazônia. O jogo estrutura-se em nove fases progressivas, permitindo o aumento gradual da complexidade dos desafios científicos apresentados aos estudantes. Sendo assim, os alunos assumem o papel de investigadores e aplicam técnicas analíticas como Cromatografia e Espectrometria de Massa, em uma narrativa que estimula a aprendizagem ativa, o pensamento crítico e a reflexão ética sobre o uso da ciência, questionando sua suposta neutralidade ao evidenciar seus vínculos com dimensões sociais, políticas e ecológicas. O jogo foi avaliado segundo os critérios de Simões Neto e colaboradores e equilibra elementos lúdicos e pedagógicos, consolidando-se como uma estratégia flexível e eficaz para a formação de sujeitos críticos, conscientes e engajados com a justiça ambiental. Portanto, o jogo pode contribuir para a formação cidadã ao incentivar o posicionamento crítico diante de questões socioambientais contemporâneas, fortalecendo o compromisso com valores como justiça, responsabilidade social e sustentabilidade.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectCTSApt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleDa lama ao caos: contribuições de um RPG orientado em uma abordagem CTSA para formação cidadã.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4282809666117707pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxThe traditional teaching model proves ineffective in promoting students' active engagement, limiting them to passive recipients of information transmitted unidirectionally. This approach compromises both deep understanding and practical application of knowledge in real situations. In contrast, educational games emerge as promising alternatives in Chemistry teaching, favoring motivation, assimilation of abstract concepts, and development of cognitive skills beyond simple memorization. The integration between the STSE (Science, Technology, Society, and Environment) approach and Role-Playing Games (RPG) enhances this process by simulating real contexts in which scientific-technological knowledge is explored in its social and environmental dimensions. Thus, the objective of this research was to analyze the potential of an RPG game involving the STSE approach for citizenship education in Higher Education. The RPG titled "From Mud to Chaos" was based on documentary research on illegal mining in Brazilian indigenous lands. From this, a scenario was developed that reflects the challenges faced in the Amazon. The game is structured in nine progressive phases, allowing the gradual increase in complexity of scientific challenges presented to students. Therefore, students assume the role of investigators and apply analytical techniques such as Chromatography and Mass Spectrometry, in a narrative that stimulates active learning, critical thinking, and ethical reflection on the use of science, questioning its supposed neutrality by highlighting its links with social, political, and ecological dimensions. The game was evaluated according to the criteria of Simões Neto and collaborators and balances playful and pedagogical elements, consolidating itself as a flexible and effective strategy for the formation of critical subjects, conscious and engaged with environmental justice. Therefore, the game can contribute to citizenship education by encouraging a critical stance on contemporary socio-environmental issues, strengthening commitment to values such as justice, social responsibility, and sustainability.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC TESE MANOELA VITÓRIA SILVA COSTA.pdf3,1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons