Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62838

Share on

Title: A TROMPA E O FREVO: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS DOS ESTUDOS DO MÉTODO KOPPRASCH NO ENSINO DE TROMPA PARA EXECUÇÃO DOS FREVOS.
Authors: SILVA, Emerson Germano da
Keywords: Ensino de Trompa; Estudos Kopprasch; Frevo
Issue Date: 17-Oct-2024
Citation: SILVA, Emerson Germano da. A trompa e o frevo: perspectivas pedagógicas dos estudos do método Kopprasch no ensino de trompa para execução dos frevos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Recife, 2024.
Abstract: Esta pesquisa trata-se de um levantamento documental acerca das perspectivas pedagógicas nas análises de trechos do método Kopprasch no ensino de trompa. Associamos esse método tradicional às partituras dos frevos, aliando a publicações acadêmicas que tenham relação da trompa com o frevo, direcionando o estudo dos trechos dos exercícios do método para facilitar na execução dos frevos, observando respectivos arranjos de cada modalidade. Apresenta por objetivos, analisar com as finalidades de: 1. Adequações pertinentes nas práticas convencionais do estudo da trompa que venham a facilitar na execução dos frevos; 2. Facilitar a busca por parte de futuros pesquisadores; 3. Promover uma breve discussão acerca do atual cenário do empenho da trompa nos arranjos dos frevos. Como metodologia, utilizamos levantamento de informações pertinentes que contribuíram de forma significativa em um contexto pedagógico musical. A conclusão da pesquisa aponta para a necessidade de ampliação de publicações sobre este assunto e o fomento de maiores discussões sobre o ensino de trompa, comparando os moldes de execução prática no emprego da trompa no frevo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62838
Appears in Collections:(TCC) - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Emerson Germano da silva.pdf989,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons