Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62838

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFONSECA, Rinaldo de Melo-
dc.contributor.authorSILVA, Emerson Germano da-
dc.date.accessioned2025-05-07T19:56:00Z-
dc.date.available2025-05-07T19:56:00Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.date.submitted2025-05-06-
dc.identifier.citationSILVA, Emerson Germano da. A trompa e o frevo: perspectivas pedagógicas dos estudos do método Kopprasch no ensino de trompa para execução dos frevos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62838-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata-se de um levantamento documental acerca das perspectivas pedagógicas nas análises de trechos do método Kopprasch no ensino de trompa. Associamos esse método tradicional às partituras dos frevos, aliando a publicações acadêmicas que tenham relação da trompa com o frevo, direcionando o estudo dos trechos dos exercícios do método para facilitar na execução dos frevos, observando respectivos arranjos de cada modalidade. Apresenta por objetivos, analisar com as finalidades de: 1. Adequações pertinentes nas práticas convencionais do estudo da trompa que venham a facilitar na execução dos frevos; 2. Facilitar a busca por parte de futuros pesquisadores; 3. Promover uma breve discussão acerca do atual cenário do empenho da trompa nos arranjos dos frevos. Como metodologia, utilizamos levantamento de informações pertinentes que contribuíram de forma significativa em um contexto pedagógico musical. A conclusão da pesquisa aponta para a necessidade de ampliação de publicações sobre este assunto e o fomento de maiores discussões sobre o ensino de trompa, comparando os moldes de execução prática no emprego da trompa no frevo.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Trompapt_BR
dc.subjectEstudos Koppraschpt_BR
dc.subjectFrevopt_BR
dc.titleA TROMPA E O FREVO: PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS DOS ESTUDOS DO MÉTODO KOPPRASCH NO ENSINO DE TROMPA PARA EXECUÇÃO DOS FREVOS.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8571127728430410pt_BR
dc.description.abstractxThis research is a bibliographical and documentary survey about the pedagogical perspectives in the analysis of excerpts from traditional horn teaching methods, associating this with the frevo scores, combined with academic publications that have a relationship between the horn and the frevo, directing the study of excerpts from the method exercises to facilitate the execution of frevos, observing the respective arrangements of each modality. Its objectives are to categorize, with the purposes of: 1. Relevant adjustments in conventional horn study practices that will facilitate the execution of frevos; 2. Facilitate the search for future researchers; 3. Promote a brief discussion about the current scenario of the horn's commitment to frevo arrangements. As a methodology, we used a survey of pertinent information that contributed significantly in a musical pedagogical context. The conclusion of the research points to the need to expand publications on this subject and encourage greater discussions about teaching the horn, comparing practical execution patterns when using the horn in the frevo.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Emerson Germano da silva.pdf989,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons