Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62837
Comparte esta pagina
Título : | Visões de estudantes de licenciatura sobre o recurso à história da matemática no ensino de frações. |
Autor : | SILVA, Thiago Virgulino da |
Palabras clave : | História da matemática; Frações; Ensino da matemática |
Fecha de publicación : | 14-abr-2025 |
Citación : | SILVA, Thiago Virgulino da. Visões de estudantes de licenciatura sobre o recurso à história da matemática no ensino de frações. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Resumen : | O ensino de matemática, em alguns casos, está pautado em teoria e exercícios, o professor aborda o assunto em sala de aula e logo em seguida utiliza os exercícios como forma de fixar o conteúdo exposto. Este padrão de ensino torna a aprendizagem conteudista e cansativa. Por outro lado, o uso da história da matemática para complementar a temática desenvolvida, traz uma estratégia pedagógica que possibilita o estudante compreender as origens do conceito estudado, podendo gerar senso crítico. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo geral: analisar as visões de estudantes de licenciatura sobre o recurso à história da matemática no ensino de frações, contemplando assim, o interesse, o desempenho e o potencial das aulas onde o recurso história da matemática é utilizado. Este estudo investiga as concepções de licenciandos em Matemática da UFPE – Centro Acadêmico do Agreste sobre o uso da história da matemática no ensino de frações. Participaram doze estudantes entre sexto e no período, e a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online, com perguntas abertas e fechadas, visando analisar tanto aspectos quantitativos quanto qualitativos. A abordagem quali-quanti permitiu uma compreensão mais aprofundada das percepções dos discentes, avaliando a influência da história da matemática no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados oferecem opiniões sobre a relevância dessa abordagem didática, contribuindo para discussões no campo da formação de professores. A pesquisa revelou que quase todos os discentes demonstraram interesse pelo tema proposto, tanto na sua visão de aluno quanto de futuro professor. Os dados também evidenciaram interesse dos participantes em utilizar contexto histórico no ensino, mas falta mais leituras sobre informações e metodologias por parte deles em relação a história da matemática. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62837 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Thiago Virgulino da Silva.pdf | 732,19 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons