Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62837

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Josinalva Estacio-
dc.contributor.authorSILVA, Thiago Virgulino da-
dc.date.accessioned2025-05-07T18:34:01Z-
dc.date.available2025-05-07T18:34:01Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.date.submitted2025-05-06-
dc.identifier.citationSILVA, Thiago Virgulino da. Visões de estudantes de licenciatura sobre o recurso à história da matemática no ensino de frações. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62837-
dc.description.abstractO ensino de matemática, em alguns casos, está pautado em teoria e exercícios, o professor aborda o assunto em sala de aula e logo em seguida utiliza os exercícios como forma de fixar o conteúdo exposto. Este padrão de ensino torna a aprendizagem conteudista e cansativa. Por outro lado, o uso da história da matemática para complementar a temática desenvolvida, traz uma estratégia pedagógica que possibilita o estudante compreender as origens do conceito estudado, podendo gerar senso crítico. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo geral: analisar as visões de estudantes de licenciatura sobre o recurso à história da matemática no ensino de frações, contemplando assim, o interesse, o desempenho e o potencial das aulas onde o recurso história da matemática é utilizado. Este estudo investiga as concepções de licenciandos em Matemática da UFPE – Centro Acadêmico do Agreste sobre o uso da história da matemática no ensino de frações. Participaram doze estudantes entre sexto e no período, e a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online, com perguntas abertas e fechadas, visando analisar tanto aspectos quantitativos quanto qualitativos. A abordagem quali-quanti permitiu uma compreensão mais aprofundada das percepções dos discentes, avaliando a influência da história da matemática no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados oferecem opiniões sobre a relevância dessa abordagem didática, contribuindo para discussões no campo da formação de professores. A pesquisa revelou que quase todos os discentes demonstraram interesse pelo tema proposto, tanto na sua visão de aluno quanto de futuro professor. Os dados também evidenciaram interesse dos participantes em utilizar contexto histórico no ensino, mas falta mais leituras sobre informações e metodologias por parte deles em relação a história da matemática.pt_BR
dc.format.extent64p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.titleVisões de estudantes de licenciatura sobre o recurso à história da matemática no ensino de frações.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8476193167277646pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of mathematics, in some cases, is based on theory and exercises. The teacher introduces the topic in the classroom and then uses exercises to reinforce the content presented. This teaching pattern makes learning content-heavy and tedious. On the other hand, incorporating the history of mathematics to complement the subject provides a pedagogical strategy that allows students to understand the origins of the concepts being studied, potentially fostering critical thinking. Given this, the general objective of this study is to analyze the perspectives of undergraduate teaching students on the use of the history of mathematics in teaching fractions, considering interest, performance, and the potential of lessons where this resource is utilized. This research investigates the conceptions of Mathematics teaching undergraduates at UFPE – Academic Center of Agreste regarding the use of the history of mathematics in teaching fractions. Twelve students between the sixth and final periods participated, and data was collected through an online questionnaire with open and closed-ended questions, aiming to analyze both quantitative and qualitative aspects. The mixedmethods approach allowed for a deeper understanding of the students' perceptions, assessing the influence of the history of mathematics on the teaching-learning process. The results provide insights into the relevance of this didactic approach, contributing to discussions in the field of teacher education. The research revealed that nearly all students showed interest in the proposed topic, both from their perspective as students and as future teachers. The data also indicated participants' interest in using historical context in teaching, but highlighted a lack of further reading on information and methodologies related to the history of mathematics on their part.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Thiago Virgulino da Silva.pdf732,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons