Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62836
Comparte esta pagina
Título : | Deslocamentos pendulares intermunicipais e acesso a oportunidades de trabalho e estudo no Nordeste. |
Autor : | SANTOS, Estêvão de Moraes |
Palabras clave : | Deslocamento pendular; Modelo gravitacional; Nordeste |
Fecha de publicación : | 17-abr-2025 |
Citación : | SANTOS, Estêvão de Moraes. Deslocamentos pendulares intermunicipais e acesso a oportunidades de trabalho e estudo no Nordeste. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Resumen : | A presente pesquisa investiga os fluxos pendulares intermunicipais — ou seja, os deslocamentos diários de ida e volta entre municípios distintos — por motivo de trabalho e estudo no Nordeste brasileiro, no período de 2000 a 2010. A escolha da região justifica-se por sua posição de destaque no cenário nacional e por concentrar áreas de desenvolvimento com intensas atividades econômicas e relevantes aglomerações urbanas. O objetivo central do estudo é avaliar o padrão da mobilidade pendular, por motivos de trabalho e estudo, nos distintos municípios do território nordestino, identificando os fluxos e características específicas dos deslocamentos. Para isso, foi aplicado um modelo gravitacional — ferramenta analítica inspirada na lei da gravitação universal de Newton, que considera fatores de atração e de repulsão para estimar os fluxos entre localidades — com ênfase nas interações espaciais entre os municípios. Os principais achados indicam: (i) a distância como barreira significativa à mobilidade; (ii) o índice de desenvolvimento municipal do destino como fator de atração; (iii) a relevância de municípios com maior dinamismo econômico e social na captação de fluxos; (iv) a concentração de fluxos em áreas metropolitanas e regiões de desenvolvimento; e (v) o efeito positivo da contiguidade territorial na intensificação dos deslocamentos. Os resultados obtidos são relevantes para o entendimento da lógica espacial da mobilidade cotidiana no Nordeste e oferecem subsídios à formulação de políticas públicas voltadas à integração regional, mobilidade e ordenamento territorial. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62836 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Estêvão de Moraes Santos.pdf | 7,46 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons