Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62836

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRITO, Danyella Juliana Martins de-
dc.contributor.authorSANTOS, Estêvão de Moraes-
dc.date.accessioned2025-05-07T18:05:20Z-
dc.date.available2025-05-07T18:05:20Z-
dc.date.issued2025-04-17-
dc.date.submitted2025-05-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Estêvão de Moraes. Deslocamentos pendulares intermunicipais e acesso a oportunidades de trabalho e estudo no Nordeste. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62836-
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga os fluxos pendulares intermunicipais — ou seja, os deslocamentos diários de ida e volta entre municípios distintos — por motivo de trabalho e estudo no Nordeste brasileiro, no período de 2000 a 2010. A escolha da região justifica-se por sua posição de destaque no cenário nacional e por concentrar áreas de desenvolvimento com intensas atividades econômicas e relevantes aglomerações urbanas. O objetivo central do estudo é avaliar o padrão da mobilidade pendular, por motivos de trabalho e estudo, nos distintos municípios do território nordestino, identificando os fluxos e características específicas dos deslocamentos. Para isso, foi aplicado um modelo gravitacional — ferramenta analítica inspirada na lei da gravitação universal de Newton, que considera fatores de atração e de repulsão para estimar os fluxos entre localidades — com ênfase nas interações espaciais entre os municípios. Os principais achados indicam: (i) a distância como barreira significativa à mobilidade; (ii) o índice de desenvolvimento municipal do destino como fator de atração; (iii) a relevância de municípios com maior dinamismo econômico e social na captação de fluxos; (iv) a concentração de fluxos em áreas metropolitanas e regiões de desenvolvimento; e (v) o efeito positivo da contiguidade territorial na intensificação dos deslocamentos. Os resultados obtidos são relevantes para o entendimento da lógica espacial da mobilidade cotidiana no Nordeste e oferecem subsídios à formulação de políticas públicas voltadas à integração regional, mobilidade e ordenamento territorial.pt_BR
dc.format.extent114p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeslocamento pendularpt_BR
dc.subjectModelo gravitacionalpt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.titleDeslocamentos pendulares intermunicipais e acesso a oportunidades de trabalho e estudo no Nordeste.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6849189964963941pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2513139681910896pt_BR
dc.description.abstractxThis research investigates intermunicipal commuting flows — that is, daily round-trip movements between different municipalities — for work and study purposes in Brazil's Northeast region, during the period from 2000 to 2010. The choice of this region is justified by its prominent position in the national context and by its concentration of development areas with intense economic activities and significant urban agglomerations. The main objective of the study is to assess the pattern of commuting mobility for work and study across the various municipalities of the Northeast, identifying the flows and specific characteristics of these movements. To achieve this, a gravity model was applied — an analytical tool inspired by Newton’s law of universal gravitation, which considers factors of attraction and repulsion to estimate flows between locations — with an emphasis on spatial interactions among municipalities. The main findings indicate: (i) distance as a significant barrier to mobility; (ii) the municipal development index of the destination as an attraction factor; (iii) the relevance of municipalities with greater economic and social dynamism in capturing flows; (iv) the concentration of flows in metropolitan areas and development regions; and (v) the positive effect of territorial contiguity in intensifying commuting movements. The results are relevant for understanding the spatial logic of daily mobility in the Northeast and provide valuable insights for the formulation of public policies aimed at regional integration, mobility, and spatial planning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9939-385Xpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Estêvão de Moraes Santos.pdf7,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons