Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62834

Compartilhe esta página

Título: Como elementos gráficos podem induzir escolhas de crianças entre 4 e 5 anos no ambiente escolar.
Autor(es): GONÇALVES, Rayanne Brito
Palavras-chave: Educação; Crianças; Elementos
Data do documento: 8-Abr-2025
Citação: Gonçalves, Rayanne Brito. Como elementos gráficos podem induzir escolhas de crianças entre 4 e 5 anos no ambiente escolar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Esse artigo visa compreender o efeito do design gráfico aplicado em sala de aula, especialmente voltado para a educação de crianças entre 4 e 5 anos. Utilizando a metodologia de design de Bruno Munari, que busca entender como o design pode ser utilizado para estimular a criatividade e o aprendizado nas crianças e esse trabalho tem como objetivo entender os fatores que levam as crianças entre 4 e 5 anos fazerem escolhas, relacionando elementos gráficos e ambiente escolar e compreendendo o poder que esses elementos possuem no processo de aprendizagem. O estudo também observa a maneira como as crianças fazem escolhas no ambiente escolar, levando em consideração as influências gráficas presentes na sala de aula como cores, formas, figuras, entre outros elementos visuais. Um dos focos desta pesquisa é entender como as crianças se relacionam e como são afetadas por esses elementos gráficos, como eles podem mudar e influenciar a sua percepção das atividades e como facilita a relação com o aprendizado em sala. O estudo também avalia a autonomia desenvolvida pelas crianças a partir da inserção do design gráfico nas atividades escolares, como facilita esse processo e auxilia na dinamicidade da rotina escolar. Este artigo ainda se dispõe a explorar as possíveis formas de aplicar o design gráfico no contexto educacional, considerando como ele pode ser utilizado de maneira eficaz em diversas atividades, com o objetivo principal de alavancar o envolvimento dos alunos e promover um ensino dinâmico, criativo e integrador. Acredita-se que ao aderir práticas de design gráfico, seja provável criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo, atrativo e mais estimulante, facilitando a rotina e proporcionando um melhor desenvolvimento cognitivo e emocional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62834
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rayanne Brito Gonçalves.pdf12,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons