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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62834

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Marcela Fernanda de Carvalho Galvão Figueredo-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Rayanne Brito-
dc.date.accessioned2025-05-07T17:40:27Z-
dc.date.available2025-05-07T17:40:27Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.date.submitted2025-04-25-
dc.identifier.citationGonçalves, Rayanne Brito. Como elementos gráficos podem induzir escolhas de crianças entre 4 e 5 anos no ambiente escolar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62834-
dc.description.abstractEsse artigo visa compreender o efeito do design gráfico aplicado em sala de aula, especialmente voltado para a educação de crianças entre 4 e 5 anos. Utilizando a metodologia de design de Bruno Munari, que busca entender como o design pode ser utilizado para estimular a criatividade e o aprendizado nas crianças e esse trabalho tem como objetivo entender os fatores que levam as crianças entre 4 e 5 anos fazerem escolhas, relacionando elementos gráficos e ambiente escolar e compreendendo o poder que esses elementos possuem no processo de aprendizagem. O estudo também observa a maneira como as crianças fazem escolhas no ambiente escolar, levando em consideração as influências gráficas presentes na sala de aula como cores, formas, figuras, entre outros elementos visuais. Um dos focos desta pesquisa é entender como as crianças se relacionam e como são afetadas por esses elementos gráficos, como eles podem mudar e influenciar a sua percepção das atividades e como facilita a relação com o aprendizado em sala. O estudo também avalia a autonomia desenvolvida pelas crianças a partir da inserção do design gráfico nas atividades escolares, como facilita esse processo e auxilia na dinamicidade da rotina escolar. Este artigo ainda se dispõe a explorar as possíveis formas de aplicar o design gráfico no contexto educacional, considerando como ele pode ser utilizado de maneira eficaz em diversas atividades, com o objetivo principal de alavancar o envolvimento dos alunos e promover um ensino dinâmico, criativo e integrador. Acredita-se que ao aderir práticas de design gráfico, seja provável criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo, atrativo e mais estimulante, facilitando a rotina e proporcionando um melhor desenvolvimento cognitivo e emocional.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectElementospt_BR
dc.titleComo elementos gráficos podem induzir escolhas de crianças entre 4 e 5 anos no ambiente escolar.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5420793313434161pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to understand the effect of graphic design applied in the classroom, especially aimed at the education of children between 4 and 5 years old. Using Bruno Munari's design methodology, which seeks to understand how design can be used to stimulate creativity and learning in children, this work aims to understand the factors that lead children between 4 and 5 years old to make choices, relating graphic elements and the school environment and understanding the power that these elements have in the learning process. The study also observes how children make choices in the school environment, taking into account the graphic influences present in the classroom such as colors, shapes, figures, among other visual elements. One of the focuses of this research is to understand how children relate to and are affected by these graphic elements, how they can change and influence their perception of activities and how to facilitate the relationship with learning in the classroom. The study also assesses the autonomy developed by children through the inclusion of graphic design in school activities, how it facilitates this process and helps in the dynamism of the school routine. This article also aims to explore possible ways of applying graphic design in the educational context, considering that it can be used effectively in various activities, with the main objective of leveraging student involvement and promoting dynamic, creative and integrative teaching. It is believed that by adhering to graphic design practices, it is likely to create a more inclusive, attractive and more stimulating learning environment, facilitating the routine and providing better cognitive and emotional development.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-1185-4175pt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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