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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62817

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Título: Uma sequência didática como ferramenta de transformação social : educação ambiental crítica para engajar os jovens na luta pela melhoria dos (seus) micromundos
Autor(es): SILVA, Sergio Matias da
Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica; Desigualdades Socioambientais; Sequência Didática Investigativa
Data do documento: 17-Mar-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Sergio Matias da. Uma sequência didática como ferramenta de transformação social: educação ambiental crítica para engajar os jovens na luta pela melhoria dos (seus) micromundos. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este projeto de pesquisa investiga a potencialidade da Educação Ambiental Crítica (EAC) como ferramenta para transformação social e ambiental em comunidades de interesse social. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública, com duas turmas do ensino médio, utilizando uma sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (Problematização, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento), de Delizoicov. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, que permitiu a produção de conhecimento e a transformação da realidade de forma simultânea, promovendo a participação ativa dos estudantes. A sequência didática foi planejada para estimular a reflexão crítica sobre as desigualdades socioambientais, especialmente aquelas relacionadas à produção do espaço urbano, os resultados da pesquisa demonstram que a EAC, quando articulada com metodologias ativas e participativas, como a pesquisa-ação e a sequência didática, pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre os problemas socioambientais e para a promoção da participação cidadã. Além disso, a pesquisa evidenciou a importância de abordar as questões ambientais de forma contextualizada, considerando as especificidades dos territórios mais vulneráveis, contribuindo inclusive para o debate sobre o papel da EAC na construção de sociedades mais justas e sustentáveis, especialmente em contextos marcados por desigualdades socioespaciais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62817
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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