Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62817

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGOMES, Bruno Severo-
dc.contributor.authorSILVA, Sergio Matias da-
dc.date.accessioned2025-05-06T19:52:07Z-
dc.date.available2025-05-06T19:52:07Z-
dc.date.issued2025-03-17-
dc.identifier.citationSILVA, Sergio Matias da. Uma sequência didática como ferramenta de transformação social: educação ambiental crítica para engajar os jovens na luta pela melhoria dos (seus) micromundos. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62817-
dc.description.abstractEste projeto de pesquisa investiga a potencialidade da Educação Ambiental Crítica (EAC) como ferramenta para transformação social e ambiental em comunidades de interesse social. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública, com duas turmas do ensino médio, utilizando uma sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (Problematização, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento), de Delizoicov. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, que permitiu a produção de conhecimento e a transformação da realidade de forma simultânea, promovendo a participação ativa dos estudantes. A sequência didática foi planejada para estimular a reflexão crítica sobre as desigualdades socioambientais, especialmente aquelas relacionadas à produção do espaço urbano, os resultados da pesquisa demonstram que a EAC, quando articulada com metodologias ativas e participativas, como a pesquisa-ação e a sequência didática, pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre os problemas socioambientais e para a promoção da participação cidadã. Além disso, a pesquisa evidenciou a importância de abordar as questões ambientais de forma contextualizada, considerando as especificidades dos territórios mais vulneráveis, contribuindo inclusive para o debate sobre o papel da EAC na construção de sociedades mais justas e sustentáveis, especialmente em contextos marcados por desigualdades socioespaciais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambiental Críticapt_BR
dc.subjectDesigualdades Socioambientaispt_BR
dc.subjectSequência Didática Investigativapt_BR
dc.titleUma sequência didática como ferramenta de transformação social : educação ambiental crítica para engajar os jovens na luta pela melhoria dos (seus) micromundospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGARCIA, José Eduardo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9725677306085168pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6209773452103841pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThis research project investigates the potential of Critical Environmental Education (CAT) as a tool for social and environmental transformation in communities of social interest. The research was carried out in a public school with two high school classes, using a didactic sequence based on Delizoicov's three pedagogical moments (problematization, organization of knowledge, and application of knowledge). The methodology used was action research, which allowed the simultaneous production of knowledge and the transformation of reality, promoting the active participation of the students. The didactic sequence was designed to stimulate critical reflection on socio-environmental inequalities, especially those related to the production of urban space. The results of the research show that CAT, when combined with active and participatory methodologies such as action research and the didactic sequence, can contribute to the development of critical awareness of socio-environmental problems and the promotion of citizen participation. In addition, the research highlights the importance of addressing environmental issues in a contextualized way, considering the specificities of the most vulnerable territories, contributing to the debate on the role of CAT in building more equitable and sustainable societies, especially in contexts marked by socio-spatial inequalities.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6209773452103841pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Sergio Matias da Silva.pdf1,22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons