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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62800
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Título: | A integração da astronomia no ensino de matemática: uma abordagem interdisciplinar focada em explorar conceitos geométricos nos anos finais do Ensino Fundamental. |
Autor(es): | SILVA, Thalita Rafaela Lopes da |
Palavras-chave: | Ensino de Geometria; Astronomia; Interdisciplinaridade; Geometria; Anos finais do ensino fundamental |
Data do documento: | 24-Mar-2025 |
Citação: | SILVA, Thalita Rafaela Lopes da Silva. A integração da astronomia no ensino de matemática: uma abordagem interdisciplinar focada em explorar conceitos geométricos nos anos finais do Ensino Fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | A Astronomia e a Matemática estiveram historicamente interligadas, sendo fundamentais para o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento impulsionando avanços científicos e tecnológicos. Desde a antiguidade, a observação dos astros levou à criação de modelos geométricos para descrever os movimentos celestes, contribuindo para o surgimento de conceitos matemáticos. Diante dessa relação histórica, este trabalho investiga a integração da astronomia no ensino de matemática, com ênfase na exploração de conceitos geométricos nos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo é analisar como a abordagem interdisciplinar pode contribuir para a compreensão e o engajamento dos estudantes, tornando a aprendizagem mais contextualizada e envolvente, relacionando conteúdos matemáticos a conceitos astronômicos. Do ponto de vista educacional, este trabalho justifica-se pela necessidade de tornar o ensino mais conectado com a realidade dos alunos, proporcionando um aprendizado que dialogue com o mundo ao seu redor. Além disso, pretende-se contribuir com a construção de estratégias pedagógicas inovadoras que facilitem a articulação entre Matemática e Astronomia, tornando os conteúdos mais acessíveis e estimulantes. Dessa forma, a pesquisa investiga como essa integração pode fortalecer a compreensão de conceitos geométricos e despertar maior interesse pelos temas abordados. Para isso, a pesquisa explora o conceito de espacialidade na geometria, permitindo que os alunos desenvolvam uma melhor percepção do espaço e compreendam a importância das formas geométricas na descrição do universo. Além disso, são abordados aspectos históricos da geometria e da astronomia, destacando como diferentes civilizações utilizaram conhecimentos geométricos para estudar a astronomia e criar calendários, mapas celestes e instrumentos de observação. Com base nessa fundamentação teórica, o trabalho propõe um conjunto de atividades didáticas para os anos finais do Ensino Fundamental, alinhadas às habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro das unidades temáticas de Geometria e Terra e Universo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, estruturada como um estudo de caso. A investigação busca analisar a aplicação e a viabilidade de um projeto interdisciplinar voltado para a integração entre matemática e astronomia no contexto escolar. Ao promover a conexão entre teoria e prática, verificou-se que essa abordagem estimulou o pensamento crítico e a curiosidade científica dos estudantes, tornando o ensino da matemática mais dinâmico e motivador. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62800 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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