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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62800

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorSILVA, Thalita Rafaela Lopes da-
dc.date.accessioned2025-05-06T14:43:39Z-
dc.date.available2025-05-06T14:43:39Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.date.submitted2025-05-05-
dc.identifier.citationSILVA, Thalita Rafaela Lopes da Silva. A integração da astronomia no ensino de matemática: uma abordagem interdisciplinar focada em explorar conceitos geométricos nos anos finais do Ensino Fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62800-
dc.description.abstractA Astronomia e a Matemática estiveram historicamente interligadas, sendo fundamentais para o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento impulsionando avanços científicos e tecnológicos. Desde a antiguidade, a observação dos astros levou à criação de modelos geométricos para descrever os movimentos celestes, contribuindo para o surgimento de conceitos matemáticos. Diante dessa relação histórica, este trabalho investiga a integração da astronomia no ensino de matemática, com ênfase na exploração de conceitos geométricos nos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo é analisar como a abordagem interdisciplinar pode contribuir para a compreensão e o engajamento dos estudantes, tornando a aprendizagem mais contextualizada e envolvente, relacionando conteúdos matemáticos a conceitos astronômicos. Do ponto de vista educacional, este trabalho justifica-se pela necessidade de tornar o ensino mais conectado com a realidade dos alunos, proporcionando um aprendizado que dialogue com o mundo ao seu redor. Além disso, pretende-se contribuir com a construção de estratégias pedagógicas inovadoras que facilitem a articulação entre Matemática e Astronomia, tornando os conteúdos mais acessíveis e estimulantes. Dessa forma, a pesquisa investiga como essa integração pode fortalecer a compreensão de conceitos geométricos e despertar maior interesse pelos temas abordados. Para isso, a pesquisa explora o conceito de espacialidade na geometria, permitindo que os alunos desenvolvam uma melhor percepção do espaço e compreendam a importância das formas geométricas na descrição do universo. Além disso, são abordados aspectos históricos da geometria e da astronomia, destacando como diferentes civilizações utilizaram conhecimentos geométricos para estudar a astronomia e criar calendários, mapas celestes e instrumentos de observação. Com base nessa fundamentação teórica, o trabalho propõe um conjunto de atividades didáticas para os anos finais do Ensino Fundamental, alinhadas às habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro das unidades temáticas de Geometria e Terra e Universo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, estruturada como um estudo de caso. A investigação busca analisar a aplicação e a viabilidade de um projeto interdisciplinar voltado para a integração entre matemática e astronomia no contexto escolar. Ao promover a conexão entre teoria e prática, verificou-se que essa abordagem estimulou o pensamento crítico e a curiosidade científica dos estudantes, tornando o ensino da matemática mais dinâmico e motivador.pt_BR
dc.format.extent102p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Geometriapt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectAnos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.titleA integração da astronomia no ensino de matemática: uma abordagem interdisciplinar focada em explorar conceitos geométricos nos anos finais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6728012899369954pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxAstronomy and mathematics have historically been intertwined and have been fundamental to the development of various areas of knowledge, driving scientific and technological advances. Since ancient times, observing the stars has led to the creation of geometric models to describe celestial movements, contributing to the emergence of mathematical concepts. Given this historical relationship, this paper investigates the integration of astronomy into mathematics teaching, with an emphasis on exploring geometric concepts in the final years of elementary school. The aim is to analyse how an interdisciplinary approach can contribute to student understanding and engagement, making learning more contextualized and engaging by relating mathematical content to astronomical concepts. From an educational point of view, this work is justified by the need to make teaching more connected to students' reality, providing learning that dialogues with the world around them. It also aims to contribute to the construction of innovative teaching strategies that facilitate the link between mathematics and astronomy, making the content more accessible and stimulating. In this way, the research investigates how this integration can strengthen the understanding of geometric concepts and arouse greater interest in the topics covered. To this end, the research explores the concept of spatiality in geometry, allowing students to develop a better perception of space and understand the importance of geometric shapes in describing the universe. In addition, historical aspects of geometry and astronomy are addressed, highlighting how different civilizations used geometric knowledge to study astronomy and create calendars, celestial maps and observation instruments. Based on this theoretical foundation, the work proposes a set of teaching activities for the final years of elementary school, aligned with the skills of the National Common Core Curriculum (BNCC), within the thematic units of Geometry and Earth and Universe. Methodologically, this is a qualitative, exploratory study, structured as a case study. The investigation seeks to analyze the application and feasibility of an interdisciplinary project aimed at integrating mathematics and astronomy in the school context. By promoting the connection between theory and practice, it was found that this approach stimulated students' critical thinking and scientific curiosity, making math teaching more dynamic and motivating.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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