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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62774
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Título: | Getúlio Abelha & Pabllo Vittar: forró cuier e a quebra da heteronormatividade |
Autor(es): | Silva, Emanuel Gomes da |
Palavras-chave: | forró cuier; performance; comunidade LGBTQIAPN+; videoclipe; estética pop; desvario |
Data do documento: | 1-Abr-2025 |
Citação: | Silva, Emanuel Gomes da. Getúlio Abelha & Pabllo Vittar: forró cuier e a quebra da heteronormatividade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Jornalismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho investiga a presença da comunidade LGBTQIAPN+ no forró, analisando como artistas como Pabllo Vittar e Getúlio Abelha ressignificam o gênero. A pesquisa se baseia nos estudos de Trotta (2014) sobre macheza no forró e Soares (2012) sobre estética pop, além da metodologia comparatista de constelações fílmicas de Souto (2020), adaptada para o audiovisual. A análise das performances, letras e videoclipes dos artistas dialoga com os conceitos de “estéticas baitolas” (De Oliveira Júnior; Zaiatz, 2019) e “desvario” (Souza, 2019), evidenciando a desconstrução da heteronormatividade e a introdução de estéticas cuier no forró. O estudo demonstra como essas representações desafiam padrões tradicionais e ampliam a diversidade no gênero. O forró, historicamente marcado por uma perspectiva masculina e normativa, é ressignificado a partir da expressão artística LGBTQIAPN+. Ainda assim, o forró cuier não transforma totalmente o gênero, mas revela brechas na norma, onde expressões dissidentes circulam sob limites impostos pela heteronormatividade (Miskolci, 2017). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62774 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Jornalismo |
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