Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62774

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Thiago-
dc.contributor.authorSilva, Emanuel Gomes da-
dc.date.accessioned2025-04-30T15:19:57Z-
dc.date.available2025-04-30T15:19:57Z-
dc.date.issued2025-04-01-
dc.date.submitted2025-04-18-
dc.identifier.citationSilva, Emanuel Gomes da. Getúlio Abelha & Pabllo Vittar: forró cuier e a quebra da heteronormatividade. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Jornalismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62774-
dc.description.abstractEste trabalho investiga a presença da comunidade LGBTQIAPN+ no forró, analisando como artistas como Pabllo Vittar e Getúlio Abelha ressignificam o gênero. A pesquisa se baseia nos estudos de Trotta (2014) sobre macheza no forró e Soares (2012) sobre estética pop, além da metodologia comparatista de constelações fílmicas de Souto (2020), adaptada para o audiovisual. A análise das performances, letras e videoclipes dos artistas dialoga com os conceitos de “estéticas baitolas” (De Oliveira Júnior; Zaiatz, 2019) e “desvario” (Souza, 2019), evidenciando a desconstrução da heteronormatividade e a introdução de estéticas cuier no forró. O estudo demonstra como essas representações desafiam padrões tradicionais e ampliam a diversidade no gênero. O forró, historicamente marcado por uma perspectiva masculina e normativa, é ressignificado a partir da expressão artística LGBTQIAPN+. Ainda assim, o forró cuier não transforma totalmente o gênero, mas revela brechas na norma, onde expressões dissidentes circulam sob limites impostos pela heteronormatividade (Miskolci, 2017).pt_BR
dc.format.extent106 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectforró cuierpt_BR
dc.subjectperformancept_BR
dc.subjectcomunidade LGBTQIAPN+pt_BR
dc.subjectvideoclipept_BR
dc.subjectestética poppt_BR
dc.subjectdesvariopt_BR
dc.titleGetúlio Abelha & Pabllo Vittar: forró cuier e a quebra da heteronormatividadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6302285813862725pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8404228786481624pt_BR
dc.description.abstractxThis research explores the presence of the LGBTQIAPN+ community in forró, a traditional music genre from Northeastern Brazil, focusing on how artists like the brazilian drag queen Pabllo Vittar and Getúlio Abelha redefine its narratives. They incorporate queer aesthetics into their music, reshaping the genre’s historical heteronormativity. The study builds on Trotta’s (2014) analysis of masculinity in forró and Soares’ (2012) work on pop aesthetics, using Souto’s (2020) film constellations methodology, adapted for audiovisual analysis. By examining performances, lyrics, and music videos, the research engages with the concepts of “baitola aesthetics” (De Oliveira Júnior; Zaiatz, 2019) and camp (Souza, 2019), highlighting how these artists challenge traditional norms and expand LGBTQIAPN+ representation in forró. The findings reveal that forró, historically shaped by a male-centered perspective, is being reimagined through queer artistic expression. This study contributes to academic discussions on culture, identity, and representation in brazilian popular music. However, queer forró does not fully transform the genre; instead, it reveals cracks in the norm, where dissident expressions circulate within limits imposed by heteronormativity (Miskolci, 2017).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Jornalismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Emanuel Gomes da Silva.pdf4,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons