Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62770
Comparte esta pagina
Título : | Ensino musical para surdos: cartilha para professores |
Autor : | Araújo, Beatrice Menezes de |
Palabras clave : | educação musical inclusiva; ensino musical para surdos; deficiência auditiva; surdez; inclusão |
Fecha de publicación : | 4-abr-2025 |
Citación : | Araújo, Beatrice Menezes de. Ensino musical para surdos: cartilha para professores. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Esse trabalho tem como objetivo a elaboração de uma cartilha informativa direcionada aos professores de música, com orientações sobre o ensino musical para surdos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica sobre a educação musical inclusiva e metodologias acessíveis para pessoas com deficiência auditiva. A cartilha traz conteúdos teóricos, bem como sugestões de práticas pedagógicas para auxiliar os docentes a adaptarem as aulas de música - considerando as especificidades do aluno surdo -, a fim de torná-las mais acessíveis e inclusivas. Os resultados apontam a importância do uso de recursos visuais, vibráteis e táteis no processo de ensino/aprendizagem musical inclusivo. Esse material pode ser utilizado em diversos contextos na formação docente e por profissionais que já atuam no mercado. Por fim, conclui-se que a cartilha pode contribuir para a docência musical, diminuição do capacitismo e democratização da prática musical. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62770 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Beatrice Menezes de Araújo.pdf | 56,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons