Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62770

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLouro, Viviane dos Santos-
dc.contributor.authorAraújo, Beatrice Menezes de-
dc.date.accessioned2025-04-30T15:07:05Z-
dc.date.available2025-04-30T15:07:05Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-04-18-
dc.identifier.citationAraújo, Beatrice Menezes de. Ensino musical para surdos: cartilha para professores. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62770-
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo a elaboração de uma cartilha informativa direcionada aos professores de música, com orientações sobre o ensino musical para surdos. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica sobre a educação musical inclusiva e metodologias acessíveis para pessoas com deficiência auditiva. A cartilha traz conteúdos teóricos, bem como sugestões de práticas pedagógicas para auxiliar os docentes a adaptarem as aulas de música - considerando as especificidades do aluno surdo -, a fim de torná-las mais acessíveis e inclusivas. Os resultados apontam a importância do uso de recursos visuais, vibráteis e táteis no processo de ensino/aprendizagem musical inclusivo. Esse material pode ser utilizado em diversos contextos na formação docente e por profissionais que já atuam no mercado. Por fim, conclui-se que a cartilha pode contribuir para a docência musical, diminuição do capacitismo e democratização da prática musical.pt_BR
dc.format.extent129 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecteducação musical inclusivapt_BR
dc.subjectensino musical para surdospt_BR
dc.subjectdeficiência auditivapt_BR
dc.subjectsurdezpt_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.titleEnsino musical para surdos: cartilha para professorespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMartins, Ana Carolina dos Santos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6790119056136859pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to develop an informational booklet intended for music teachers, providing guidelines on music education for deaf students. A qualitative research was conducted, based on a literature review addressing inclusive music education and accessible methodologies for individuals with hearing impairments. The booklet presents theoretical content alongside suggestions for pedagogical practices to support teachers in adapting music lessons - taking into account the specific needs of deaf students - in order to make them more accessible and inclusive. The results highlight the importance of using visual, vibrational, and tactile resources in the inclusive music teaching and learning process. This material can be applied in various contexts, both in teacher education programs and by professionals already working in the field. It is concluded that the booklet can contribute to music teaching, reduce ableism, and promote the democratization of musical practice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9373311202756876pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Beatrice Menezes de Araújo.pdf56,89 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons