Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62768

Comparte esta pagina

Título : Racionais MC’s: uma análise pragmática das performances identitárias de raça e classe como ações linguísticas de reexistências negra no rap
Autor : Anselmo, João Felipe da Silva
Palabras clave : Atos de Fala; Jogos de Linguagem; Pragmática; Racionais Mc’s; Reexistência negra.
Fecha de publicación : 11-abr-2025
Citación : ANSELMO, João Felipe da Silva. Racionais MC’s: uma análise pragmática das performances identitárias de raça e classe como ações linguísticas de reexistências negra no rap. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Lic. Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Esta monografia teve como objetivo geral analisar como os atos de fala do grupo de rap Racionais MC's constroem significados de raça e classe, performatizando identidades raciais de reexistência (Souza, 2009). Especificamente, discutimos o movimento hip-hop no Brasil como uma produção diaspórica e cosmopolita, investigamos as identidades raciais como construídas performaticamente nas práticas de linguagem do Grupo Racionais MC’s, e analisamos “se e como” os atos de fala performativos produzidos por esse Grupo de Rap contribuem para a promoção de práticas de reexistência ao racismo estrutural. Em termos de fundamentação teórica mobilizamos o campo da Pragmática Linguística a partir de Austin (1976), Wittgenstein (1989) Pinto (2002), Muniz (2016), Bonfim (2011, 2022), e o campo dos Estudos Raciais a partir dos saberes de intelectuais negros (as) como Abdias Nascimento (2016), Lélia Gonzalez (1982), Kabengele Munanga (2003), Nilma Gomes (2005) e Silvio Almeida (2019). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e documental. Nossa análise do corpus analisou os versos do rap “Negro Drama” como atos de fala performativos buscando responder à seguinte questão: de que maneira os atos de fala que definem os significados de raça e classe, produzidos pelo grupo Racionais MC’s, performatizam identidades raciais de reexistência ao racismo estrutural no Brasil? A investigação revelou três conclusões principais: a) “Negro Drama” funciona como um ato de fala performativo potente, ao denunciar o genocídio da população negra no país; b) resgata e ressignifica a memória histórica, convertendo-a em um instrumento de enfrentamento a esse genocídio; e c) constrói identidades raciais de reexistência, reconhecendo a periferia como um espaço legítimo de produção de saberes linguísticos negros (Bonfim, 2022).
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62768
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC João Felipe da Silva Anselmo.pdf662,42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons