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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62768
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Título: | Racionais MC’s: uma análise pragmática das performances identitárias de raça e classe como ações linguísticas de reexistências negra no rap |
Autor(es): | Anselmo, João Felipe da Silva |
Palavras-chave: | Atos de Fala; Jogos de Linguagem; Pragmática; Racionais Mc’s; Reexistência negra. |
Data do documento: | 11-Abr-2025 |
Citação: | ANSELMO, João Felipe da Silva. Racionais MC’s: uma análise pragmática das performances identitárias de raça e classe como ações linguísticas de reexistências negra no rap. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Lic. Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Esta monografia teve como objetivo geral analisar como os atos de fala do grupo de rap Racionais MC's constroem significados de raça e classe, performatizando identidades raciais de reexistência (Souza, 2009). Especificamente, discutimos o movimento hip-hop no Brasil como uma produção diaspórica e cosmopolita, investigamos as identidades raciais como construídas performaticamente nas práticas de linguagem do Grupo Racionais MC’s, e analisamos “se e como” os atos de fala performativos produzidos por esse Grupo de Rap contribuem para a promoção de práticas de reexistência ao racismo estrutural. Em termos de fundamentação teórica mobilizamos o campo da Pragmática Linguística a partir de Austin (1976), Wittgenstein (1989) Pinto (2002), Muniz (2016), Bonfim (2011, 2022), e o campo dos Estudos Raciais a partir dos saberes de intelectuais negros (as) como Abdias Nascimento (2016), Lélia Gonzalez (1982), Kabengele Munanga (2003), Nilma Gomes (2005) e Silvio Almeida (2019). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e documental. Nossa análise do corpus analisou os versos do rap “Negro Drama” como atos de fala performativos buscando responder à seguinte questão: de que maneira os atos de fala que definem os significados de raça e classe, produzidos pelo grupo Racionais MC’s, performatizam identidades raciais de reexistência ao racismo estrutural no Brasil? A investigação revelou três conclusões principais: a) “Negro Drama” funciona como um ato de fala performativo potente, ao denunciar o genocídio da população negra no país; b) resgata e ressignifica a memória histórica, convertendo-a em um instrumento de enfrentamento a esse genocídio; e c) constrói identidades raciais de reexistência, reconhecendo a periferia como um espaço legítimo de produção de saberes linguísticos negros (Bonfim, 2022). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62768 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
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