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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62710

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Título: Efeito das atividades recreativas na coordenação motora de crianças com idade entre 8 e 12 anos : um estudo de intervenção
Autor(es): SILVA, Jessica Angela da
Palavras-chave: Atividades recreativas; Coordenação motora; Atividade física; Criança
Data do documento: 4-Abr-2025
Citação: SILVA, Jessica Angela da. Efeito das atividades recreativas na coordenação motora de crianças com idade entre 8 e 12 anos: um estudo de intervenção. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Introdução: A coordenação motora é a capacidade de executar uma série de habilidades motoras fundamentais, como correr, pular, saltar, que são essenciais na execução das demandas de casa, do esporte e das atividades dos ambientes sociais. Neste sentido, a prática regular de atividade física, em especial, as recreativas podem contribuir para o desenvolvimento e qualificação dessa coordenação motora, bem como oferecer benefícios adicionais na saúde física e mental das crianças durante sua infância, fase de transformação física, cognitiva, psicológica e social do indivíduo devido a sua complexidade. Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção, baseada em atividades recreativas, nos níveis de coordenação motora de crianças de 8 a 12 anos de idade. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quase-experimental de abordagem quantitativa, com uma amostra composta de 61 crianças, sendo 23 meninas e 38 meninos com idade média de 9.98±0.86. Medidas diretas de massa corporal e estatura foram coletadas para o cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e as condições sociodemográficas dos indivíduos foram avaliadas por meio de um questionário. Já para avaliar a coordenação motora foi utilizado o protocolo do Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK). Resultados: Antes da intervenção, a maioria das crianças apresentava coordenação motora insuficiente, ou com perturbação e apenas 4,9% tinham coordenação normal. Após a intervenção, observou-se um aumento significativo de crianças classificadas com a coordenação normal, atingindo 41%. O teste estatístico indicou uma diferença significativa entre os momentos pré e pós-intervenção (p = 0,012). Não houve diferenças significativas entre os sexos em relação à coordenação ao longo do tempo. Na comparação entre os grupos controle e intervenção, o valor de p (0,950) indica que não houve diferença significativa pós-intervenção. Conclusão: As atividades recreativas promoveram melhorias na coordenação motora das crianças, contudo investigações futuras são necessárias para aprofundar o entendimento sobre os efeitos dessas intervenções.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62710
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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