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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPAES NETO, Pedro Pinheiro-
dc.contributor.authorSILVA, Jessica Angela da-
dc.date.accessioned2025-04-29T11:45:57Z-
dc.date.available2025-04-29T11:45:57Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-04-11-
dc.identifier.citationSILVA, Jessica Angela da. Efeito das atividades recreativas na coordenação motora de crianças com idade entre 8 e 12 anos: um estudo de intervenção. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62710-
dc.description.abstractIntrodução: A coordenação motora é a capacidade de executar uma série de habilidades motoras fundamentais, como correr, pular, saltar, que são essenciais na execução das demandas de casa, do esporte e das atividades dos ambientes sociais. Neste sentido, a prática regular de atividade física, em especial, as recreativas podem contribuir para o desenvolvimento e qualificação dessa coordenação motora, bem como oferecer benefícios adicionais na saúde física e mental das crianças durante sua infância, fase de transformação física, cognitiva, psicológica e social do indivíduo devido a sua complexidade. Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção, baseada em atividades recreativas, nos níveis de coordenação motora de crianças de 8 a 12 anos de idade. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quase-experimental de abordagem quantitativa, com uma amostra composta de 61 crianças, sendo 23 meninas e 38 meninos com idade média de 9.98±0.86. Medidas diretas de massa corporal e estatura foram coletadas para o cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e as condições sociodemográficas dos indivíduos foram avaliadas por meio de um questionário. Já para avaliar a coordenação motora foi utilizado o protocolo do Teste de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest Für Kinder - KTK). Resultados: Antes da intervenção, a maioria das crianças apresentava coordenação motora insuficiente, ou com perturbação e apenas 4,9% tinham coordenação normal. Após a intervenção, observou-se um aumento significativo de crianças classificadas com a coordenação normal, atingindo 41%. O teste estatístico indicou uma diferença significativa entre os momentos pré e pós-intervenção (p = 0,012). Não houve diferenças significativas entre os sexos em relação à coordenação ao longo do tempo. Na comparação entre os grupos controle e intervenção, o valor de p (0,950) indica que não houve diferença significativa pós-intervenção. Conclusão: As atividades recreativas promoveram melhorias na coordenação motora das crianças, contudo investigações futuras são necessárias para aprofundar o entendimento sobre os efeitos dessas intervenções.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAtividades recreativaspt_BR
dc.subjectCoordenação motorapt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleEfeito das atividades recreativas na coordenação motora de crianças com idade entre 8 e 12 anos : um estudo de intervençãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVIEIRA, Gilberto Ramos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2846615886489030pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8481873172778216pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Motor coordination is the ability to perform a series of fundamental motor skills, such as running, jumping, and leaping, which are essential in meeting the demands of home, sports, and social environments. In this sense, regular physical activity, especially recreational activities, can contribute to the development and qualification of this motor coordination, as well as offer additional benefits to the physical and mental health of children during their childhood, a phase of physical, cognitive, psychological, and social transformation of the individual due to its complexity. Objective: To evaluate the effect of an intervention based on recreational activities on the motor coordination levels of children aged 8 to 12 years. Methods: This is a quasi-experimental research with a quantitative approach, with a sample composed of 61 children, 23 girls and 38 boys with an average age of 9.98±0.86. Direct measurements of body mass and height were collected for the calculation of Body Mass Index (BMI), and the sociodemographic conditions of the individuals were assessed through a questionnaire. To assess motor coordination, the protocol of the Körperkoordinationstest Für Kinder (KTK) was used. Results: Before the intervention, the majority of the children exhibited insufficient motor coordination, or with disturbances, and only 4.9% had normal coordination. After the intervention, a significant increase in children classified with normal coordination was observed, reaching 41%. The statistical test indicated a significant difference between the pre- and post-intervention moments (p = 0.012). There were no significant differences between the sexes regarding coordination over time. In the comparison between the control and intervention groups, the p-value (0.950) indicates that there was no significant difference post-intervention. Conclusion: Recreational activities promoted improvements in children's motor coordination; however, future investigations are necessary to deepen the understanding of the effects of these interventions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1190633630436858pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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