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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62702

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Título: O uso de jogos como recurso didático para o estudo do conceito de paisagem
Autor(es): SALVADOR, Natália Karoline Cândido
Palavras-chave: Paisagem; Jogos didáticos; Ensino de geografia; Recursos didáticos
Data do documento: 1-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SALVADOR, Natália Karoline Cândido. O uso de jogos como recurso didático para o estudo do conceito de paisagem. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Ao longo da história, os jogos desempenharam um papel crucial na vida humana, presentes desde a infância até a vida adulta, transcendendo barreiras culturais e sociais, indo além do simples entretenimento. No contexto educacional, a introdução de jogos didáticos no ensino de Geografia, especialmente com foco no conceito de paisagem, proporciona uma abordagem ativa para explorar a complexidade do espaço geográfico. Esta pesquisa investiga o desenvolvimento e a aplicação de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Geografia, com ênfase no conceito de paisagem. A metodologia adotada para esta pesquisa é uma pesquisa-ação de natureza exploratória, utilizando análise de conteúdo para cruzar as informações coletadas. Os procedimentos metodológicos incluem levantamento documental e bibliográfico. O estudo foi realizado no Colégio Evoluir Júnior, uma instituição privada localizada no bairro do Janga, em Paulista, PE. A turma de 6o (sexto) ano, composta por 37 (trinta e sete) estudantes, foi selecionada devido à atuação da pesquisadora como professora de Geografia na escola e à localização da instituição. Os resultados da pesquisa indicam que a experiência dos estudantes com os jogos didáticos foi significativa, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. Os jogos didáticos foram eficazes para desenvolver uma consciência crítica sobre as mudanças no ambiente e para auxiliar na compreensão do conceito de paisagem. Esta vivência destaca a importância de metodologias pedagógicas criativas na promoção de uma compreensão mais profunda do conceito de paisagem e das suas transformações, além de permitir que os (as) estudantes se tornem sujeitos ativos na construção do seu conhecimento e cidadãos mais conscientes e engajados com o meio em que vivem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62702
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