Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62702

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Priscylla Karoline de-
dc.contributor.authorSALVADOR, Natália Karoline Cândido-
dc.date.accessioned2025-04-28T22:25:14Z-
dc.date.available2025-04-28T22:25:14Z-
dc.date.issued2024-08-01-
dc.identifier.citationSALVADOR, Natália Karoline Cândido. O uso de jogos como recurso didático para o estudo do conceito de paisagem. 2024. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62702-
dc.description.abstractAo longo da história, os jogos desempenharam um papel crucial na vida humana, presentes desde a infância até a vida adulta, transcendendo barreiras culturais e sociais, indo além do simples entretenimento. No contexto educacional, a introdução de jogos didáticos no ensino de Geografia, especialmente com foco no conceito de paisagem, proporciona uma abordagem ativa para explorar a complexidade do espaço geográfico. Esta pesquisa investiga o desenvolvimento e a aplicação de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Geografia, com ênfase no conceito de paisagem. A metodologia adotada para esta pesquisa é uma pesquisa-ação de natureza exploratória, utilizando análise de conteúdo para cruzar as informações coletadas. Os procedimentos metodológicos incluem levantamento documental e bibliográfico. O estudo foi realizado no Colégio Evoluir Júnior, uma instituição privada localizada no bairro do Janga, em Paulista, PE. A turma de 6o (sexto) ano, composta por 37 (trinta e sete) estudantes, foi selecionada devido à atuação da pesquisadora como professora de Geografia na escola e à localização da instituição. Os resultados da pesquisa indicam que a experiência dos estudantes com os jogos didáticos foi significativa, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. Os jogos didáticos foram eficazes para desenvolver uma consciência crítica sobre as mudanças no ambiente e para auxiliar na compreensão do conceito de paisagem. Esta vivência destaca a importância de metodologias pedagógicas criativas na promoção de uma compreensão mais profunda do conceito de paisagem e das suas transformações, além de permitir que os (as) estudantes se tornem sujeitos ativos na construção do seu conhecimento e cidadãos mais conscientes e engajados com o meio em que vivem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.titleO uso de jogos como recurso didático para o estudo do conceito de paisagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3289643707424838pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7399667580194286pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThroughout history, games have played a crucial role in human life, present from childhood to adulthood, transcending cultural and social barriers, and going beyond mere entertainment. In the educational context, the introduction of didactic games in Geography teaching, especially with a focus on the concept of landscape, offers an active approach to exploring the complexity of geographical space. This research investigates the development and application of didactic games in the teaching and learning process of Geography, with an emphasis on the concept of landscape. The methodology adopted for this research is an exploratory action research, using content analysis to cross-reference the collected information. Methodological procedures include documentary and bibliographic surveys. The study was conducted at Colégio Evoluir Júnior, a private institution located in the Janga neighborhood, in Paulista, PE. The 6th-grade class, composed of 37 students, was selected due to the researcher’s role as a Geography teacher at the school and the institution's location. The research results indicate that the students' experience with didactic games was significant, contributing to the teaching and learning process. The didactic games were effective in developing a critical awareness of environmental changes and in aiding the understanding of the concept of landscape. This experience underscores the importance of creative pedagogical methodologies in promoting a deeper understanding of the concept of landscape and its transformations, as well as allowing students to become active participants in their knowledge construction and more conscious and engaged citizens in their environment.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Natália Karoline Cândido Salvador.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons