Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62694

Comparte esta pagina

Título : A influência de nutricionistas no tratamento da diabetes mellitus tipo 2 na Atenção Primária à Saúde: uma revisão integrativa
Autor : ROCHA, Jessica Maisa Rodrigues da
Palabras clave : diabetes mellitus tipo 2; Atenção Primária à Saúde; nutricionistas; educação alimentar e nutricional
Fecha de publicación : 3-abr-2025
Citación : ROCHA, Jessica Maisa Rodrigues da. A influência de nutricionistas no tratamento da diabetes mellitus tipo 2 na Atenção Primária à Saúde: uma revisão integrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A diabetes mellitus tipo 2 é caracterizada pela persistência de níveis elevados de glicose no sangue devido a deficiências na produção de insulina e/ou na eficácia de sua ação. Dependendo da gravidade, ela pode ser controlada através da mudança no estilo de vida por meio da prática de atividade física regular, como também pelo planejamento alimentar individualizado, além do tratamento farmacológico. Dessa forma, essa revisão integrativa buscou compilar evidências científicas que embasam a importância da presença do nutricionista na atenção primária à saúde e seu impacto na adesão ao tratamento da doença nessa população, fator que interfere diretamente na qualidade de vida dos pacientes com esse prognóstico. A abordagem metodológica adotada se baseou na consulta às bases de dados Scielo, LILACS, PUBMED para sua fundamentação. Embora ainda exista a carência de nutricionistas nas Unidades Básicas de Saúde, a maior parte dos estudos indica que a adoção de um estilo de vida mais saudável, com o suporte desse profissional, contribui para a prevenção e a melhoria da adesão ao tratamento da Diabetes Mellitus tipo 2. Ademais, estratégias de terapia nutricional na atenção primária à saúde demonstram melhora no perfil metabólico. Com isso, o nutricionista desempenha um papel estratégico na Atenção Primária à Saúde, sendo essencial ampliar sua atuação nas políticas públicas de alimentação e nutrição no âmbito do Sistema Único de Saúde.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62694
Aparece en las colecciones: (TCC) - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jéssica Maisa Rodrigues da Rocha.pdf385,03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons