Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62686

Compartilhe esta página

Título: A República é filha de Olinda: princípios da Revolução Pernambucana e o Artigo 1º da Constituição Cidadã de 1988
Autor(es): MATOS, Amanda Victória Santana de
Palavras-chave: Revolução Pernambucana; Constituição; República; Democracia; Princípios fundamentais
Data do documento: 2-Abr-2025
Citação: MATOS, Amanda Victória Santana de. A República é filha de Olinda: princípios da Revolução Pernambucana e o Artigo 1º da Constituição Cidadã de 1988. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Direito - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo analisa a Lei Orgânica da Revolução Pernambucana e seu impacto no constitucionalismo brasileiro, explorando sua relação com os princípios fundamentais da Constituição de 1988. A partir da teoria do poder constituinte, investiga como essa experiência pioneira influenciou a identidade política nacional e a transição do Brasil da monarquia para a república. Adotando uma abordagem interdisciplinar, combina direito constitucional e história política para demonstrar a importância dessas lutas na consolidação da democracia, dos direitos humanos e da igualdade. Conclui que a busca por autonomia regional desafiou o centralismo monárquico, impulsionando a construção de uma ordem jurídica republicana, cujos ideais de liberdade e justiça social se refletem na Constituição atual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62686
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC AMANDA VICTORIA SANTANA DE MATOS.pdf699,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons