Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62650

Comparte esta pagina

Título : Acompanhando a evolução da aprendizagem na abordagem PBL : uma proposta baseada em dashboards inteligentes
Autor : SILVA, Navarro Alberson Guimarães
Palabras clave : Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem; Aprendizagem Baseada em Problemas; PBL; Avaliação de estudantes; Design Science Research; Avaliação Autêntica
Fecha de publicación : 8-abr-2025
Citación : SILVA, Navarro. Acompanhando a evolução da aprendizagem na abordagem PBL : uma proposta baseada em dashboards inteligentes. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Resumen : Este artigo apresenta uma proposta de desenvolvimento de dashboards inteligentes para acompanhar a evolução da aprendizagem dos estudantes em cursos que adotam a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Apesar de o uso de Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS) ser amplamente difundido, essas plataformas tradicionais raramente oferecem ferramentas adequadas para monitorar o progresso dos estudantes em metodologias ativas. Nesse contexto, o PBL requer avaliações contínuas, multidimensionais e baseadas em feedbacks qualitativos e quantitativos, o que torna difícil o acompanhamento sem uma ferramenta auxiliar. Para solucionar este desafio, uma ferramenta visual (dashboard) foi prototipada com base no modelo de avaliação autêntica PBL-SEE, que busca refletir tarefas do mundo real, com cinco dimensões fundamentais: Conteúdo, Desempenho, Resultado, Processo e Satisfação do Cliente. A solução encontrada foi obtida por meio do método de pesquisa Design Science Research (DSR), que envolveu ciclos iterativos de compreensão do problema, concepção, prototipação e avaliação. Especialistas em PBL participaram do processo de avaliação, destacando a eficácia dos dashboards em simplificar a visualização do progresso dos estudantes, facilitar a análise dos feedbacks recebidos e apoiar decisões pedagógicas estratificadas. Os primeiros resultados demonstram uma recepção positiva, indicando o potencial desta ferramenta para aprimorar significativamente a gestão e o acompanhamento do aprendizado em ambientes PBL.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62650
Aparece en las colecciones: (TCC) - Sistemas da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Navarro Alberson Guimarães Silva.pdf3,83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons