Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62650

Compartilhe esta página

Título: Acompanhando a evolução da aprendizagem na abordagem PBL : uma proposta baseada em dashboards inteligentes
Autor(es): SILVA, Navarro Alberson Guimarães
Palavras-chave: Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem; Aprendizagem Baseada em Problemas; PBL; Avaliação de estudantes; Design Science Research; Avaliação Autêntica
Data do documento: 8-Abr-2025
Citação: SILVA, Navarro. Acompanhando a evolução da aprendizagem na abordagem PBL : uma proposta baseada em dashboards inteligentes. Trabalho de Conclusão de Curso (Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025
Abstract: Este artigo apresenta uma proposta de desenvolvimento de dashboards inteligentes para acompanhar a evolução da aprendizagem dos estudantes em cursos que adotam a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). Apesar de o uso de Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS) ser amplamente difundido, essas plataformas tradicionais raramente oferecem ferramentas adequadas para monitorar o progresso dos estudantes em metodologias ativas. Nesse contexto, o PBL requer avaliações contínuas, multidimensionais e baseadas em feedbacks qualitativos e quantitativos, o que torna difícil o acompanhamento sem uma ferramenta auxiliar. Para solucionar este desafio, uma ferramenta visual (dashboard) foi prototipada com base no modelo de avaliação autêntica PBL-SEE, que busca refletir tarefas do mundo real, com cinco dimensões fundamentais: Conteúdo, Desempenho, Resultado, Processo e Satisfação do Cliente. A solução encontrada foi obtida por meio do método de pesquisa Design Science Research (DSR), que envolveu ciclos iterativos de compreensão do problema, concepção, prototipação e avaliação. Especialistas em PBL participaram do processo de avaliação, destacando a eficácia dos dashboards em simplificar a visualização do progresso dos estudantes, facilitar a análise dos feedbacks recebidos e apoiar decisões pedagógicas estratificadas. Os primeiros resultados demonstram uma recepção positiva, indicando o potencial desta ferramenta para aprimorar significativamente a gestão e o acompanhamento do aprendizado em ambientes PBL.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62650
Aparece nas coleções:(TCC) - Sistemas da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Navarro Alberson Guimarães Silva.pdf3,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons